A carga apreendida era bastante diversificada, incluindo eletrônicos, cigarros, brinquedos, relógios e óculos
Uma ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desmantelou uma sofisticada operação de contrabando na madrugada desta sexta-feira (4), na BR-267, em Mato Grosso do Sul. A polícia interceptou 20 veículos carregados com produtos ilegais, avaliados em R$ 3 milhões, que seguiam para São Paulo. A ação representa um duro golpe para as organizações criminosas que atuam na fronteira com o Paraguai.
BR-267, que liga Nova Alvorada do Sul a Nova Casa Verde, é uma das principais rotas utilizadas por contrabandistas para levar produtos ilegais do Paraguai para outras regiões do país. A região de Dourados, com seus diversos distritos localizados às margens da BR-163, também é um ponto estratégico para essas atividades criminosas.
Os contrabandistas utilizam uma estratégia bem organizada para transportar os produtos. As mercadorias, provenientes de Pedro Juan Caballero, são armazenadas em diversos locais, incluindo hotéis, para dificultar a ação das autoridades. Em seguida, são carregadas em veículos de pequeno porte e transportadas durante a madrugada, quando a fiscalização é menor.
A carga apreendida era bastante diversificada, incluindo eletrônicos, cigarros, brinquedos, relógios e óculos. Essa variedade demonstra a capacidade das organizações criminosas de adaptar suas atividades e lucrar com a venda de diversos produtos ilegais.
Os produtos apreendidos foram encaminhados para Campo Grande, onde passarão por uma avaliação. Cigarros e drogas serão destruídos, enquanto os veículos poderão ser leiloados, incorporados por órgãos públicos ou doados para entidades assistenciais. As demais mercadorias serão doadas para instituições filantrópicas.