A Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (Deaij) em Campo Grande está investigando vídeos que circulam nas redes sociais mostrando crianças e adolescentes brigando nas ruas da cidade. O autor das imagens, um jovem de 18 anos, foi identificado e poderá responder criminalmente por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Detalhes do caso:
Autor: Jovem de 18 anos
Crime: Divulgação indevida de imagens de menores e corrupção de menores
Local das brigas: Ruas de Campo Grande
Vítimas: Crianças e adolescentes
Daniella Kades: Delegada responsável pelo caso, afirma que o jovem pode responder por crime de divulgação indevida de imagens de menores, caso não tenha havido autorização dos responsáveis.
Ressalta que o jovem também pode ser responsabilizado por corrupção de menores, por incentivar a prática de lesões entre eles.
Enfatiza que o compartilhamento das imagens também é crime, mesmo que o autor original não seja o responsável pela divulgação.
Jovem será intimado para depor e esclarecer os fatos. Pais das crianças e adolescentes que aparecem nos vídeos serão ouvidos pela delegacia. O caso segue em investigação.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e na mídia local. A sociedade civil cobra medidas para coibir esse tipo de comportamento e proteger as crianças e adolescentes. As autoridades alertam para os perigos da violência e da exposição de menores na internet.
É importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento de seus filhos e conversem com eles sobre os perigos da violência e da internet. As escolas também podem desenvolver programas de conscientização sobre o tema.
Disque 100: Direitos Humanos
Conselho Tutelar de Campo Grande: (67) 3314-5441
Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (Deaij): (67) 3314-5400