O secretário da Sejusp-MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) Antônio Carlos Videira demitiu um ex-investigador da Polícia Civil. A pena de demissão foi publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado.
O policial civil aposentado Edmilson da Silva Galhardo, 56 anos, que, em parceria com o ex-delegado Eder Oliveira Moraes, desviou 68 cabeças de bezerros, avaliados em R$ 81,6 mil, foi demitido do cargo após PAD (Processo Administrativo Disciplinar).
O servidor demitido tentou fugir de cela da Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde cavando buracos. O plano de fuga foi descoberto depois que um policial ouviu barulho de batidas na parede. Com reforço das polícias civil e militar, agentes entraram na cadeia, ocasião em que encontraram buracos na parede da cela 2.
O caso aconteceu em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Campo Grande, ocasião em que Eder Moraes era o delegado titular. Os processos, por peculato e improbidade administrativa, referem-se ao desvio de 68 bezerros que haviam sido apreendidos irregularmente pela Polícia Civil, segundo denúncia do MPE (Ministério Público Estadual).
Com base no inquérito policial, de 2014 a 2016, o então delegado Eder, o investigador Edmilson, o capataz Fabiano Antônio Vaz Vieira, o pecuarista Gilmar Alves Cardoso e o comerciante Anderson Aparecido Marcelino da Silva, 41 anos, “constituíram organização criminosa, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, realizada informalmente, com o objetivo de praticar infrações penais”.
O ex-delegado Eder condenado por diversos crimes, como estupro, peculato, furto de 101 kg de cocaína e tráfico de drogas, foi demitido em março de 2021.
Edmilson Carvalho é aposentado e recebe R$ 12 mil. O benefício é passível de cassação, mas somente depois que o processo transitar em julgado.
Investigador da civil que ajudou delegado a furtar 68 bovinos é demitido
Portaria, assinada pelo secretário Antônio Carlos Videira, foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial