Na tarde desta quarta-feira (15), um interno da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), identificado como Leandro Azevedo da Silva, de 32 anos, foi flagrado com armas e munições dentro da cela. O indivíduo é conhecido também como Hacker ou Betinho.
De acordo com informações, após trabalho de investigação dos policiais penais, foram encontradas no pavilhão ocupado por presos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) duas pistolas calibre 380; uma pistola 9 milímetros; e um revólver calibre 38; além de 70 munições calibre 38; 28 munições 380; e 17 munições 9 milímetros.
O arsenal estava na cela 39 do raio II, setor destinado exclusivamente a faccionados e “simpatizantes” da organização nascida nos presídios paulistas. A apreensão foi feita por agentes da Gerência de Inteligência do sistema penitenciário com apoio do grupo de escolta da Polícia Penal.
O indivíduo deu entrada na penitenciária em 2019 por um roubo a uma Casa Lotérica no município de Nova Andradina.
No dia 20 de janeiro de 2023, dois policiais penais foram presos pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) acusados de levar drogas e munições para dentro do presídio.
Robson Magno Haveroth e Iran Alberto Coelho Misael já vinham sendo investigados por suspeita de tráfico de drogas e armas na unidade prisional.