O total de pescado apreendido somou 22 kg. Além disso, foram encontrados quatro anzóis de galho, materiais proibidos e comumente utilizados para pesca predatória
Na sexta-feira (8), a Polícia Militar Ambiental (2° BPMA) de Três Lagoas, realizou patrulhamento fluvial no Rio Verde, entre os trechos da Cachoeira Branca e o município de Água Clara.
A ação fez parte da “Operação Piracema 2024/2025,” que visa intensificar a fiscalização e combater a pesca irregular durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.
Durante o patrulhamento, a equipe avistou um pescador recolhendo sua embarcação ao notar a aproximação dos policiais. Em seguida, os agentes acompanharam o homem até um rancho de pesca.
No local, em um freezer, foram encontrados sete peixes congelados, entre eles dois exemplares da espécie pintado, dos quais um apresentava tamanho inferior ao permitido pela legislação ambiental, medindo 66 cm. Além dos pintados, foram localizadas cinco piaparas dentro da medida legal.
O total de pescado apreendido somou 22 kg. Além disso, foram encontrados quatro anzóis de galho, materiais proibidos e comumente utilizados para pesca predatória.
Diante das infrações constatadas, a PMA lavrou os autos de infração correspondentes, com um valor de multa de R$3.140,00. O pescado e o material de pesca foram devidamente apreendidos.
A operação destacou a importância do respeito às regras ambientais durante o período de defeso, reforçando o compromisso da PMA em proteger os recursos pesqueiros e garantir a sustentabilidade das espécies no Mato Grosso do Sul.