Agentes de segurança e fiscais da Semadur encontraram materiais furtados em comércios do Bairro Caiobá
Dois proprietários de ferros-velhos no Bairro Caiobá foram presos na manhã desta quinta-feira (8) durante uma operação conjunta da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil e fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Nos estabelecimentos, foram encontrados sacos com grande quantidade de cobre e alumínio. Pelas características, os materiais eram compatíveis com os utilizados na fabricação de cabos de telefonia e energia elétrica.
A Guarda Civil Metropolitana destacou que a presença de alumínio em grande quantidade é um forte indício de receptação de fios furtados, pois esse material é usado como revestimento do cobre.
Diversas regiões de Campo Grande têm registrado frequentes ocorrências de furto de fios, o que causa interrupções nos serviços de comunicação e fornecimento de energia elétrica, além de colocar em risco a vida das pessoas. Um exemplo recente foi a morte de um homem que entrou em uma subestação da Energisa no Bairro Vila Progresso no início da semana.
É importante ressaltar que furtar fios de cobre é crime, assim como a receptação desses materiais. Além disso, comércios que comprarem fiação sem procedência podem ser multados em até R$ 10 mil, conforme decreto publicado pela Prefeitura de Campo Grande no ano passado.
Os proprietários dos ferros-velhos foram encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, no Bairro Tiradentes.
A operação é um passo importante no combate ao furto de fios em Campo Grande e demonstra o compromisso das autoridades com a segurança da população.