“Contenção” foi preso há 56 dias pela PF, na investigação sobre tráfico de armas e cocaína
Carlos Kleiber de Souza Marques, conhecido como “Contenção”, foi liberado da prisão preventiva no dia 5 de junho de 2024, após a Justiça Federal revogar a medida cautelar. Ele era suspeito de ser um dos laranjas em um esquema milionário de tráfico internacional de cocaína e armas, desarticulado pela Operação Sordidum da Polícia Federal em maio deste ano.
Apesar da sua libertação, Contenção teve o passaporte retido pela Justiça, como medida para impedir sua fuga do país. A decisão visa garantir a presença do acusado em futuros atos da instrução processual e eventual julgamento.
Operação Sordidum, deflagrada em 17 de maio de 2024, prendeu 14 pessoas e apreendeu diversos bens, incluindo R$ 5,3 milhões em dinheiro, carros de luxo, imóveis e uma embarcação.
A investigação revelou um esquema de tráfico internacional de cocaína e armas que movimentava milhões de reais. A droga era transportada de países da América do Sul para a Europa, escondida em contêineres de cargas marítimas.
Segundo a PF, Contenção era um dos laranjas utilizados pela organização criminosa. Ele teria registrado empresas e adquirido bens em seu nome para ocultar a origem do dinheiro ilícito.
Situação atual:
Contenção em liberdade: Contenção está em liberdade, mas com a obrigação de comparecer em todos os atos do processo e com o passaporte retido.
Investigação em andamento: A investigação da Operação Sordidum ainda está em andamento. A PF busca identificar outros membros da organização criminosa e desarticular completamente o esquema de tráfico.