Prefeito corumbaense fica em saia justa com enquadramento de aliado por lavagem de dinheiro
Quando não é ele mesmo, são seus aliados criando problemas dos mais diversos. Trata-se de Marcelo Iunes (PSDB), prefeito de Corumbá. Além dos escorregões que acumula em sua trajetória com protagonismos negativos – do nepotismo às denúncias de corrupção -, o gestor também não tem acertado na escolha de alguns aliados de sua base de sustentação política e administrativa.
O caso mais recente é o que envolve o vereador Alex Dellas, do Republicanos, líder de Iunes na Câmara Municipal. Desde agosto – e em decisão só publicada agora – ele é réu em uma ação penal que tramita na Justiça Federal. Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), Dellas responde a uma acusação de envolvimento com a lavagem de dinheiro do narcotráfico na região da fronteira com a Bolívia.
A ação inclui como alvos parte da família do vereador: o irmão, Matheus, e o pai, Ale Tahir, desde que a Polícia Federal deflagrou a Operação Mamon, há dois anos. Um dos elementos probatórios do MPF é a revelação segundo a qual uma conveniência dos Dellas movimentou de 2019 a 2020 cerca de R$ 14 milhões.
As autoridades consideraram que a quantia era incompatível com a renda dos denunciados. Em outro trecho no relatório das investigações, constatou-se que houve prática de transações em dinheiro vivo, que é um procedimento habitual na lavagem de dinheiro obtido ilegalmente. Estas peças o MPF checou rastreando indícios e evidências em fontes oficiais.
CONSULTAS
Um dos órgãos consultados foi o Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras). Este colegiado integra o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Com a juntada de todos os indícios, a Justiça federal bloqueou dinheiro, carros e outros bens da Família Dellas.
Nas eleições de 2020, Alex Dellas obteve 894 votos e foi o 11º colocado entre os 15 vereadores eleitos. Pré-candidato à reeleição, ele está na linha de frente dos projetos políticos do prefeito Marcelo Iunes, que pretende fazer seu sucessor e, presumivelmente, abrir caminho para disputar um mandato de deputado estadual em 2026. O escolhido de Iunes para a disputa sucessória em 2024 é seu secretário de Governo, Luiz Antonio Pardal.