Uma ação conjunta realizada nesta sexta-feira (17), pelas Polícia Civil (Denar) e Polícia Rodoviária Federal resultou na prisão de três pessoas responsáveis por transportar pasta base de cocaína da região de fronteira para Campo Grande. A droga estava sendo transportada por “mateiros”, de Corumbá para a Capital.
Mateiros do tráfico são pessoas contratadas pelos chefes das organizações para carregar drogas em alforjes [tipo de sacola grande]. Geralmente, um motorista deixa os mateiros, cada um com seu alforje, antes dos pontos de fiscalização para que sigam caminhando por dentro de matas e pastos, até que sejam recolhidos em pontos pré-definidos, localizados após as barreiras de fiscalização.
Nesta madrugada, com auxílio da PRF, os policias passaram a monitorar um veículo suspeito e constataram que havia saído de Corumbá e estava passando em Miranda, sentido Campo Grande. Como os policias já estavam na região de Anastácio, deslocaram pela rodovia BR-262, na direção do suspeito.
Em dado momento, a equipe avistou o veículo e deu ordem de parada, porém, não foi respeitada, dando início a uma perseguição. O carro estava com três ocupantes, sendo um motorista, 32 anos, e mais dois passageiros, ambos de 24 anos.
No automóvel foram encontrados dois alforjes contendo, cada, 61 tabletes de pasta base de cocaína (63 kg).
Em razão dos fatos, foi lavrado o respectivo Auto de Prisão em Flagrante (APF), pela prática do crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os autores permanecem custodiado à disposição da Justiça.