Acusados de desviar R$ 10 milhões em esquema milionário são presos na Operação Turn Off
A segunda fase da Operação Turn Off, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6), prendeu os irmãos Lucas de Andrade Coutinho e Sérgio Duarte Coutinho, acusados de integrar um esquema de desvios de recursos públicos nas secretarias estaduais de Saúde e Educação. A operação, realizada pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), investiga a ocultação de mais de R$ 10 milhões supostamente desviados dos cofres públicos.
Lucas e Sérgio, já presos na primeira fase da operação, foram detidos novamente por mandado de prisão preventiva. Além das prisões, a operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão contra as esposas e empresas dos envolvidos. Ocultação de bens, lavagem de dinheiro.
Envolve os promotores Adriano Lobo Viana de Resende e Humberto Lapa Ferri. Os irmãos respondem a diversas ações por corrupção, improbidade administrativa e fraudes em compras públicas.
A Operação Turn Off demonstra o compromisso das autoridades em combater a corrupção e defender o patrimônio público em Mato Grosso do Sul. Ações como essa visam garantir a transparência na gestão pública e fortalecer o Estado Democrático de Direito.
Informações Adicionais:
- A primeira fase da Operação Turn Off foi deflagrada em 29 de novembro de 2023.
- Naquela ocasião, o governador Eduardo Riedel exonerou os investigados.
- A população pode denunciar atos de corrupção através dos canais oficiais do MPMS e da Polícia Militar.