No que pode ter sido um dos romances de férias mais surpreendentes da última década, Uma Segunda Chance para Amar (2020) é um recheio cativante para o público nesta temporada, que certamente aquecerá até os corações mais frios. Cheia de alegria natalina, performances sinceras e músicas animadas, é difícil de resistir história de amor festiva inspirada em Wham!: o clássico de mesmo nome é um conto terno que vai muito além do reino habitual das comédias românticas de Natal.
Embora alguns possam esperar uma história do tipo Lifetime ou Hallmark Channel que inundou a televisão nos últimos anos, o filme dirigido por Paul Feig certamente se destaca com seu próprio estilo e narrativa liderada pela sempre contagiante e alegre Emilia Clarke.
Recém-saída de seu papel ardente em Game of Thrones, Emilia Clarke ilumina cada cena com puro carisma como a azarada Kate, uma aspirante a cantora e atriz que recentemente enfrentou uma crise de saúde – especificamente o transplante de um importante, e desde então tem sido inclinada a perpetuamente tomar más decisões. Mas, por acaso, a funcionária de uma loja de decorações de Natal, de 26 anos, conhece o peculiar e alegre Tom (Henry Golding), um mensageiro de bicicleta e voluntário em um abrigo para sem-teto, cuja presença contínua dá à sua vida um significado totalmente novo – ou seja, até que as coisas eventualmente se mostrem boas demais para ser verdade.
Sinceramente engraçado e brincalhão, com uma infinidade de momentos de ternura iluminando cada canto dos quadros do filme, Uma Segunda Chance para Amar é um filme de férias luminoso que parece mais moderno em seu tom do que sentimental, permitindo alguns diálogos muito genuínos que tocarão seu coração.
Embora qualquer coisa mais relacionada ao enredo pudesse entrar em território de spoiler, o filme, co-escrito pela co-estrela de Clarke e mãe na tela, Emma Thompson, oferece uma reviravolta que é muito mais sutil do que o público poderia esperar. Embora Uma Segunda Chance para Amar se atenha a alguns dos tropos anteriores do gênero, ele supera a norma através de uma infinidade de camadas e performances credíveis que são genuínas e escassas nos filmes de férias habituais produzidos.
De todas as atuações, não há dúvida de que Clarke é uma bola de fogo fácil de cuidar. Embora sua personagem possa ser uma mistura peculiar de charme e cinismo, a ex-Mãe dos Dragões consegue isso com uma atuação sincera e poderosa que o deixará totalmente investido e curioso. Clarke também compartilha uma química doce e fácil com Golding, já que o sarcasmo de seu personagem é mais proveitoso com seu otimismo, dando vida a alguns momentos sinceros entre os dois. A dupla é complementada de forma impressionante por Thompson como a mãe imigrante superprotetora de Kate, Petra e a co-estrela de Podres de Ricos de Golding, Michelle Yeoh, que interpreta a chefe de Kate na loja de decorações de Natal, Santa, aberta durante todo o ano. As duas lendas animam o filme sem esforço e conseguem completar os momentos difíceis do filme que refletem um realismo sincero nas circunstâncias encontradas.
Escusado será dizer que entre o fascínio do filme está a atração nostálgica do clássico do Wham! com George Michael dos anos 1980, Last Christmas, que, de forma muito vaga, deriva seu título e história da premissa da música, entrelaçando muito do magnetismo do falecido cantor.
Oferecendo uma infinidade de acessórios essenciais para filmes de férias, Uma Segunda Chance para Amar ‘poderia se tornar um clássico entre os amados filmes festivos modernos, como Simplesmente Amor ou O Amor Não Tira Férias, com sua premissa doce e comovente. Com uma conclusão comovente e uma mensagem que equilibra cada momento capturado perfeitamente, Uma Segunda Chance para Amar consegue tudo com um elenco querido, um cenário londrino maravilhosamente chamativo e rende risadas e lágrimas – muitas das quais até ocorrem na mesma cena. Calorosa e encantadora, a colaboração de Feig e Thompson é uma brincadeira divertida que consegue puro escapismo por uma joia rara de férias, deixando você sentindo o melhor tipo de sentimentos calorosos e confusos de um Natal em família.
3 e meia pipocas!
Disponível na Netflix até 15 de Janeiro e no Prime Video.