Paul Bettany (O Visão, de Vingadores: Guerra Infinita) demonstra toda sua habilidade dramática ao entregar-nos o personagem principal de Tio Frank (Uncle Frank), um longa roadtrip bonito e bem representado da Amazon Prime. Escrito e dirigido por Alan Ball – cujos primeiros trabalhos como roteirista incluem Beleza Americana e a série vampiresca da HBO True Blood – a trama conta a história de um homem gay de quase 50 anos na América dos 70’s que tenta dar sentido à sua vida depois de uma perda.
Frank é um professor universitário hábil nas boas maneiras que mora em Nova York, a quilômetros de distância de sua família profundamente conservadora na Carolina do Sul. Mas ele também é o tio favorito de Beth (Sophia Lillis, de It A Coisa), uma adolescente cheia de esperança e geniosa que sonha escapar da sua pequena cidade natal para morar na cidade grande. Em uma de suas raras visitas a antiga casa, Frank sugere que ela continue seus estudos na Universidade de Nova York, já que ele é um docente respeitado na instituição de ensino.
Só quando eles chegam à Nova York Beth percebe que um dos motivos pelos quais seu tio está afastado da família por tanto tempo é o fato dele ser gay. Inicialmente relutante em assumi-la, Frank esconde sua sexualidade de Beth – bem como seu relacionamento de longa data com Walid (Peter Macdissi, de True Blood), um outro exilado de uma família muçulmana rígida. Quando o seu pai desaprovador Mac (Stephen Root) morre repentinamente, Frank embarca em uma viagem agitada para casa na Carolina do Norte junto com Beth, mas a viagem fica ainda mais complicada quando Wally decide, em segredo, acompanhá-los, na esperança de finalmente conhecer a família do companheiro.
Como em seus outros trabalhos, Alan Ball tem a capacidade de combinar humor e drama, tornando a “degustação” interessante. Seu cenário de 1970 é habilmente detalhado, e ele reflete lindamente o amor entre Frank e Wally, dois homens que fizeram enormes sacrifícios apenas para desfrutar de uma existência “semi-normal” um com o outro.
Tio Frank merece uma indicação ao Oscar, ou até mais. Charmoso, engraçado e comovente, esse filme é um pedaço extremamente evocativo da cultura americana retrô e um conto de roadtrip altamente divertido.
5 pipocas!
Disponível na Amazon Prime Video.