Tyler Rake estava clinicamente morto quando o vimos pela última vez no final de Resgate, caindo de uma ponte em Bangladesh com um ferimento de bala fatal no pescoço. Mas a morte não é páreo para a Netflix.
Chris Hemsworth retorna como o Rake em Resgate 2 e você agradecerá ao streaming por essa ressurreição tão bacana porque esta franquia é pura adrenalina cinematográfica.
O novo filme vem dois anos depois de uma primeira parcela surpreendentemente boa, que viu Rake intervir em uma briga entre dois traficantes de drogas rivais, sobreviver a inúmeras traições, perguntar coisas como “Quantos hostis no local?” e lançar um número inesgotável de granadas.
Como ele sobreviveu a tudo isso surpreende até mesmo seus amigos. Emergindo de um coma em Resgate 2, ele é escondido em um chalé remoto em Gmunden, na Áustria, cortesia de sua treinadora Nik Khan (Golshifteh Farahani) e o irmão de Nik, Yaz (Adam Bessa), e instruído a relaxar – aprender a tricotar, fazer caminhadas, tentar alcançar a paz plena. “Aproveite a aposentadoria”, dizem ele. Se o fizesse, não haveria Resgate 2.
Inevitavelmente, um novo trabalho de extração surge: e é aí que ele recebe a visita de um homem misterioso e não identificado (Idris Elba), que tem uma missão muito incomum para Tyler: ele deve extrair a esposa e os filhos do notório mafioso georgiano Davit Radiani (Tornike Bziava), que enfiou sua família com ele na prisão.
Detalhe: a missão foi a mando de sua ex-esposa Mia (Olga Kurylenko) que se separou dele por, ao invés de ficar junto dela e do filho em estado terminal, atendeu ao pedido de ir ao Afeganistão lutar.
Então, Tyler deixa o corpo em forma de Hemsworth fazendo flexões na neve, cortando lenha, empurrando um trenó cheio de pedras e fazendo alguns arremessos leves de machado. De alguma forma, os filmes Resgate se inclinam para todos os clichês, mas não parecem velhos. Tyler está pronto para ir. Vamos montar uma equipe e invadir uma prisão de segurança máxima, extinguir Davit e resgatar a esposa de Davit, Ketevan (Tinatin Dalakishvili), e seus filhos. O que poderia acontecer sem problemas?
De um jeito bom, enquanto Tyler e sua equipe resgatam Ketevan e as crianças, com Tyler atirando , esfaqueando, socando e e matando cerca de 100 homens ao longo do caminho. (Ketevan também acaba sendo bastante útil com uma pá como arma). Ah, mas claro, a família está segura, POR AGORA. Só que há uma tempestade chegando em nome de Zurab Radiani (Tornike Gogrichiani), que busca vingança por seu irmão morto. E agora, José?!
Hemsworth é reencontrado aqui pelo roteirista do Marvel Comic Universe, Joe Russo, e pelo especialista em dublês que virou diretor Sam Hargrave, mas seu ás na manga são seus diretores de fotografia, que criam tomadas únicas impossivelmente longas de cenas complicadas de luta ou direção que colocam o espectador diretamente na ação como poucos outros thrillers.
A última vez foi Newton Thomas Sigel. Desta vez, Greg Baldi encena um resgate de tirar o fôlego de dentro dos túneis sinuosos de uma brutal prisão georgiana, completo com um motim completo, um escudo policial em chamas usado como arma, uma perseguição de carro com motocicletas e foguetes, uma corrida por uma fábrica e então em um trem movendo-se a toda velocidade, onde helicópteros são abatidos e há mais combate corpo a corpo a bordo. É um tour de ação de 20 minutos – o tipo de sequência que faz você se levantar da cadeira para aplaudir, mesmo se estiver no sofá. E falta mais de uma hora.
Resgate 2 parece ter mais dinheiro desta vez – tenho certeza que eles gostariam de se desculpar por usar muito dinheiro para destruir o centro de Viena – mas, ao contrário de outras franquias de ação, não o desperdiça em belas excursões para Museus de Paris ou hotéis cinco estrelas em Tóquio.
A força desses 2 filmes sempre esteve na lama, nas ruas e na sujeira, com o som de cartuchos usados pingando no concreto. Esses personagens suam e se machucam, mesmo que muitos pareçam fabulosos com óculos escuros.
Os bandidos aqui são semelhantes ao primeiro capítulo – um par de irmãos poderosos e marcados que vendem heroína e armas na Geórgia e são psicopatas de fala mansa, do tipo que sussurram uma metáfora e depois enfiam um ancinho em sua garganta.
Aprendemos um pouco mais sobre Rake e até conhecemos membros de sua família extensa, mas ele continua sendo um homem emocionalmente reprimido. Uma crítica à franquia é que ela não conseguiu tirar proveito do humor de Hemsworth, como a Marvel fez com seu Thor.
A família está no centro de Resgate 2, quando Rake se mete entre este clã georgiano e também procura manter vivo sua “amiga de confiança” (vulgo crush). A morte libertará apenas um lado e, ao longo do caminho, a morte não é a palavra final – pois nesta franquia, isso é relativo.
5 pipocas!
Disponível na Netflix.