Como alguém que sabe muito sobre assassinos em série e crimes verdadeiros, é difícil nomear alguém tão assustador quanto Richard Ramirez. Conhecido por alguns apelidos desde seus dias de farra de crimes, o que pegou foi Night Stalker, e por um bom motivo. Ele fez os californianos prestarem atenção aos barulhos da noite em meados dos anos 80, nervosos de que pudessem ser sua próxima vítima. A nova série documental da Netflix Night Stalker: Tortura e Terror explora seus crimes, captura e julgamento ao longo de 4 episódios de 45 minutos mais ou menos.
À medida que nosso “fascínio” pelo verdadeiro crime aumenta, sensacionalizar aqueles que matam se torna uma tarefa inútil. E o show mostra até as muitas groupies que se ofereceram pra Ramirez durante seu julgamento e depois também (tipo WTF?!). Mas o doc é focado mesmo é no impacto de seus crimes. A história é retransmitida para o espectador a partir do ponto de vista dos detetives Frank Salerno & Gil Carrillo e de alguns repórteres que trabalharam no caso, bem como dos(das) sobreviventes e das famílias daqueles que não tiveram tanta sorte.
Eu só te alerto o seguinte: só assista se tiver estômago pra isso.
Os diretores James Carroll e Tiller Russell se dão bem em prender nossa atenção e nos levar de volta àqueles dias terríveis em Los Angeles e San Francisco. As entrevistas são bem construídas e sinceras, e os detetives de homicídios do xerife do condado de L.A. Frank Salerno e Gil Carrillo são absolutamente cativantes. A jovialidade de Carrillo ao lado do comportamento endurecido de Salerno é algo saído de um filme noir de Hollywood. Imagens reais da cena do crime e reportagens são intercaladas por toda parte e, embora às vezes isso possa ser explícito, a filmagem da cena do crime está quase no mesmo nível de um Arquivo Forense. Provavelmente não será tão chocante para os verdadeiros fãs de crime, mas os espectadores mais sensíveis devem ter cuidado, como já avisei.
A forma abrangente como os ex-membros da polícia descrevem alguns dos crimes horrendos, embora compreensíveis, é inquietante. E é o uso geral de fotos reveladoras da cena do crime, muitas das quais mostram claramente pessoas gravemente feridas, cadáveres ensanguentados e partes do corpo mutiladas juntamente com as descrições reveladoras do que as vítimas sofreram, quase ultrapassa a linha de informativo para explorador. No entanto, é isso que mostra o quantos nós humanos podemos ser cruéis. Homicídio e estupro são uma escolha desses animais e existem mais que imaginamos. Num país como os E.U.A em que pessoas deixam a portas abertas é mais fácil ainda monstros como esse surgirem do nada.
Night Stalker: Tortura e Terror é uma série documental bem produzida sobre um dos mais notórios assassinos da América. Se você já leu sobre Ramirez, ou se essa é sua introdução, o show é imperdível para os verdadeiros fãs de crime. Não se surpreenda ao verificar as janelas e as fechaduras duas vezes depois de assistir.
5 pipocas!
Disponível na Netflix.