No meio do primeiro episódio de Nada Ortodoxa, a nova minissérie da Netflix em quatro partes sobre a fuga de uma mulher de dezenove anos de idade de sua comunidade hassídica no Brooklyn, vemos o cabelo real da protagonista pela primeira vez.
Shira Haas, uma atriz israelense, interpreta Esty Shapiro (abreviação de Esther) que, em determinada cena metafórica reveladora fica na beira do Großer Wannsee, um grande lago coberto de areia no sudoeste de Berlim, a cidade para a qual ela fugiu. É um dia ensolarado de verão e todas as jovens brincam de maiô. Esty, por outro lado, ainda está vestida com sua gola alta, saia preta na altura da panturrilha e uma peruca marrom que usava como nova esposa em Williamsburg. As mulheres hassídicas casadas não devem mostrar seus cabelos em público; elas também não deveriam nadar com homens. Quando Esty finalmente entra na água – ainda completamente vestida – ela tira suas madeixas sintéticas, revelando um couro cabeludo cortado por baixo e seu mergulho na água parece um sacrilégio e um batismo de libertação dos pecados.
Nada Ortodoxa é baseado nas memórias de Deborah Feldman, que deixou a seita Satmar de judeus hassídicos em Williamsburg para se estabelecer em Berlim. E Feldman consultou os criadores do programa para garantir que a representação da comunidade insípida hassídica fosse a mais precisa possível.
As cenas de Nada Ortodoxa que mostram Williamsburg são principalmente em iídiche – e prestam atenção nos pouco convincentes rituais da vida hassídica. Para que você tenha a mínima noção, em um flashbacks da noite do casamento de Esty, com o reservado e infantil Yanky, vemos um desfile de homens com chapéus de peles de shtreimel liderando o noivo. Já a noiva, está de olhos fechados com um véu opaco, semelhante a uma tenda, que cobre sua cabeça durante toda a cerimônia. E ainda vemos homens e mulheres dançando separadamente com uma cortina pálida pendurada entre eles. Os primeiros momentos dos noivos sozinhos só dura 7 minutos. Mais tarde, Esty chora quando sua tia raspa seus longos cabelos castanhos dourados. Momento triste após uma festa fria.
Esse aspecto quase documentário de Nada Ortodoxa pode parecer gratuito ou esquisito, mas nos mostra como o radicalismo é aprisionador.
Nada Ortodoxa tem uma narrativa hollywoodizada: seja nO vôo de Esty do Brooklyn para Berlim nos dá a sensação de um suspense; ou na perseguição de gato e rato de Yanky e seu primo malandro Moishe.
Enquanto Esty flutua de costas no lago Wannsee, lá no inicio da série, você pode sentir como é para ela ser medrosa e ao mesmo tempo livre.
5 pipocas!
Em cartaz na Netflix.