• Campo Grande MS, 4 de outubro de 2026
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Campo Grande, 04 de outubro de 2026

Elvis: o Rei do Rock não morreu

  • 10 de agosto, 2022
  • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Por que ainda não houve uma grande cinebiografia de Elvis? Bem, porque Austin Butler não estava por perto para estrelar como o Rei do Rock ‘n’ Roll.

No centro do épico pop de Baz Luhrmann, Elvis – um filme tão opulento e descomunal quanto o talento e o gosto do rei, Butler oferece uma virada totalmente transformada, comprometida e estelar como Elvis Presley. Os rumores são verdadeiros: Elvis vive, em Austin Butler.

Girando em torno da performance de bravura de Butler está uma cinebiografia musical maníaca, maximalista, verdadeira e fod@%&!, na qual Luhrmann localiza Elvis como o ponto de inflexão tremendo entre o antigo e o moderno, um carnaval na tela de TV, e uma figura de puro espetáculo que ameaçou obliterar o status quo – e o fez. Luhrmann pega o legado de Presley, já renegado a uma piada de Las Vegas, e nos lembra o quão perigoso, sexy e revolucionário ele já foi. Ele torna Elvis relevante novamente.

Butler deixa tudo em tela, incorporando o carisma sexual bruto e desenfreado de Elvis no palco. Ele é de cair o queixo, quase selvagem em seu retrato das performances musicais mais memoráveis ​​​​de Presley, desde seus primeiros dias até seu especial de retorno em 1968 e seus shows em Las Vegas, e Luhrmann filma e edita essas cenas para capturar não apenas a performance de Butler de perto, mas também o poderoso impacto que Elvis teve em seus fãs.

Escrito por Luhrmann, Jeremy Doner, Sam Bromell e Craig Pearce, o filme resume toda a carreira de Elvis em duas horas e 39 minutos de filmagem de tirar o fôlego, concentrando-se na energia e nas batidas emocionais da jornada de Elvis, bem como sua exploração nas mãos de seu empresário, o coronel Tom Parker (Tom Hanks, fortemente maquiado em próteses).

Luhrmann editorializa em cima disso, usando uma mão pesada para nos lembrar continuamente das raízes e motivações de Elvis, e a importância cultural de sua carreira inovadora. A música contemporânea na trilha sonora liga a performance de música negra de Presley à popularidade do hip-hop moderno; trechos de sucessos de Michael Jackson e Amy Winehouse nos lembram que Elvis abriu caminho para ídolos adolescentes e que sua história também é um conto de advertência.

A primeira parte do filme, focando em sua estreia como um lindo garoto branco de Memphis, Tennessee, que cantava blues, é rápido, solto e dinâmico, um turbilhão de honky-tonks, revivals de tendas, blues da Beale Street e música country. O ritmo é frenético; não pode ficar parado da mesma forma que Elvis não consegue ficar parado quando está cantando, dominado pela música. A câmera da diretora de fotografia Mandy Walker nunca para de se mover, nos puxando para esse turbilhão de fama recém-descoberta com as rodas de uma máquina girando mais rápido do que Elvis consegue acompanhar.

A velocidade e a superestimulação são inebriantes e interessantes, um forte contraste estético e emocional com os capítulos posteriores da carreira de Elvis. Os dias de Hollywood são uma montagem de cor e figurino, uma fachada inautêntica, enquanto ele se vende para corporações e para o lucro. Na última seção, Elvis é embrutecido e oprimido, despojado de cor e vida, isolado em sua “gaiola dourada” no International Hotel em Vegas.

A história é contada da perspectiva de Parker, uma escolha curiosa, embora sirva a um propósito narrativo maior. A partir de sua perspectiva, entendemos o espetáculo que é Elvis; o coronel quase lambe os beiços ao ver esta mais nova atração de carnaval: um jovem bonito, erótico, que cruza as fronteiras raciais, com uma voz áspera e um topete preto que pode fazer as adolescentes gritarem. Com visões de mercadorias dançando em sua cabeça, o coronel transforma Elvis em um ícone global, mas como o filme argumenta a cada momento, o coronel domou a indisciplina e astúcia do cantor, forçando-o a filmes musicais bregas e turnês implacáveis – apesar dos avisos de Priscilla (Olivia DeJonge).

Parker é o arquiteto da queda de Elvis, extraindo tudo o que pode, cortando suas asas, lixando essa força de mudança de cultura e oferecendo-o como um pedaço excitante de entretenimento, a alma por trás do talento jogado na máquina de fazer dinheiro e no chão ao pó.

A narração do coronel e a performance caricaturalmente maligna de Hanks servem como uma confissão assinada de culpa, já que Luhrmann nos dá Elvis como uma figura semelhante a Cristo, um santo mártir do rock ‘n’ roll crucificado na cruz do capitalismo e da ganância.

Enquanto Butler humaniza Elvis, Luhrmann o deifica e argumenta que ele possuía um potencial muito mais radical, tanto musical quanto politicamente, do que lhe era permitido. Seus quadris giratórios e joelhos balançando não eram apenas um presságio de boy bands e ícones pop – “Elvis the Pelvis” também ameaçou inaugurar a revolução sexual e desagregar o Sul de uma só vez, empurrando o rock ‘n’ roll para o mundo mainstream ao iniciar a primeira “guerra cultural” da história.

Elvis não é apenas um revigoramento do mito de Elvis. É também uma ressurreição do próprio Rei.

5 pipocas!

 

 

Disponível na HBO Max.

 

 

 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Outras Postagens

PrevAnteriorAdolescente matou idoso, jogou corpo em rio e tentou vender Hilux por 50 mil
PróximoDas telas do cinema para o Bioparque Pantanal, ‘Nemo’ e amigos fazem sucesso com visitantesNext
Bem Simples
Whatsapp

Últimas Notícias

Motorista que subiu na calçada após mal súbito morre dois dias depois

3 de outubro de 2026

Inscrições para concurso da Câmara com salário de R$ 32 mil começam em 15 de outubro

3 de outubro de 2026

São Paulo e Corinthians decidem título do Brasileirão Feminino no Morumbis

3 de outubro de 2026

Bataguassu inaugura centro especializado para crianças e adolescentes com autismo

3 de outubro de 2026

Porsche Macan de R$ 500 mil tomba após colisão com van

3 de outubro de 2026

Atlético-MG encara Bragantino na Arena MRV em duelo adiado do Brasileirão

3 de outubro de 2026
Carregar mais
Não há mais notícias para mostrar
WhatsApp

Siga-nos nas redes sociais

  • @FolhadeCG
  • @folhadecg
  • @folhacg

Contato

  • Rua Salim Maluf, 587 - Nova Bandeirantes
  • 67 99216-0497
  • contato@folhacg.com.br
Powered by ♠Dyo51.Com