Todos nós idolatramos as histórias que amávamos quando crianças. Como muitas pessoas da minha idade, Convenção das Bruxas (The Witches) de Roald Dahl têm grande importância como um filme clássico da Sessão da Tarde, embora um tanto traumatizante para alguns. A adaptação de Nicolas Roeg de 1990 foi um terror inesquecível; seus sinistros efeitos especiais só podiam ser vistos com as luzes acesas. O desafio de adaptar uma história tão querida para essa nova geração é, portanto, nada invejável – e Robert Zemeckis se saiu bem pra mim.
Esta versão de Convenção das Bruxas muda a história da Inglaterra para o sudeste dos Estados Unidos, mantendo os principais pontos da trama. Um jovem órfão (Jahzir Bruno) vai morar com sua avó (Octavia Spencer), depois que seus pais morrem num acidente de carro mas, quando uma bruxa local se interessa por ele, eles fogem para um hotel de luxo sem saber que a conferência anual das bruxas está sendo realizada lá.
Aqui muitos dos detalhes trágicos do livro, o filme de Zemeckis poliu e pintou com glitter. Removeram a ideia dos pesadelos assustadores em crianças bagunceiras e inocentes, substituíndo por um único exemplo de uma garota sendo transformada em algo inusitado. Também deixaram de lado a metamorfose de Anjelica Huston em uma monstruosidade demoníaca – uma imagem que se gravou nos cérebros de uma geração. Muito da escuridão ganhou suavidade, algo pelo qual Dahl sempre sentiu que as crianças tinham necessidade.
Esta é uma travessura totalmente mais família, e muitos dos elementos novos funcionam bem. Octavia Spencer é maravilhosa como vovó, transformada de uma octogenária norueguesa fumante inveterada e durona em uma pessoa temente a Deus, cheia de calor e sabedoria popular. O estilo de seu personagem vale o divertimento. Anne Hathaway como a Grande Bruxa Mor tem quase o mesmo sucesso do outro. Ela dá tudo de si, destruindo o cenário com um sotaque europeu.
Não é difícil imaginar que Dahl teria aprovado essa versão açucarada. Convenção das Bruxas de 2020 lança um feitiço que é totalmente difícil de resistir, principalmente porque todos na tela parecem estar se divertindo muito. Pode não ter roubado o lugar do original em meu coração mas, esta foi uma introdução emocionante ao mundo de Dahl e um divertido presente de Halloween.
5 pipocas!
Em cartaz nos cinemas!