• Campo Grande MS, 1 de outubro de 2026
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Campo Grande, 01 de outubro de 2026
editorial

O povo também possui poder julgador

  • Geraldo Silva
  • junho 4, 2026
  • 5:57 am
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
O povo também possui poder julgador
Um programa de rádio em Campo Grande levantou nesta semana, entre os entrevistados, a questão dos problemas da cidade que demoram a ser resolvidos ou sequer são tratados com a necessária presteza. E esta é uma expressão adequada, que se encaixa perfeitamente nas considerações desta argumentação trazida pela Folha.
Os dicionários e similares definem o vocábulo “presteza” como “a qualidade de agir com rapidez, eficiência e boa vontade” e “realizar uma tarefa, favor ou atendimento com prontidão e sem atrasos, demonstrando proatividade e solicitude para com o próximo”. Isto é presteza – é o que falta há muito tempo na gestão da capital sul-mato-grossense.
A sucessão de atropelos é contínua e vergonhosamente criativa. Vai da sonegação de direitos trabalhistas legais e consolidados, passa por folhas secretas e outros boicotes aos ditames da transparência, e alcança os outros níveis de serviços e obrigações sob a responsabilidade política, constitucional, jurídica e moral da prefeita Adriane Lopes.
Por enquanto, o desgoverno municipal limita-se a ser questionado pelas críticas da população insatisfeita e por meio das vozes de agentes políticos com autonomia para cobrar a gestora. Os órgãos de controle, fiscalização e repressão ainda patinam, alguns avançando um pouco mais nos procedimentos, outros simplesmente dando milho aos pombos. E os dias e as noites se sucedem como no quartel de Abrantes.
Uma das recentes tentativas de arrancar explicações e soluções da prefeita é o esforço para abrir uma das caixas prestas da prefeitura, onde se encontram as fontes das dívidas acumuladas e com elas os mistérios orçamentários da Saúde. Um deles, se desvendado, esclareceria aonde foram parar, e com qual justificativa, os R$ 156,8 milhões que deveriam ser utilizados exclusivamente pelo Fundo Municipal de Saúde.
Não cabe lançar juízo definitivo de valor sobre a prefeita, eis que ela até agora sequer responde a qualquer procedimento investigatório no âmbito judicial. Mas é legítimo e é válido responsabilizá-la por todos os danos que sua inapetência gerencial vem causando à cidade e ao povo.
Quando não é por incompetência, é por omissão; e quando não é por insensibilidade, é por má-fé.
Há vários focos de suspeita e de revolta que incentivam o olhar cada vez mais torto e indignado da sociedade ao ciclo Adrianista.
As transgressões, denúncias e irregularidades envolvendo sua tosca gestão incluem acusações de fraude em Obras Públicas (o MPE investiga  superfaturamento de serviços que motivaram operações como a Buraco Sem Fim e Cascalhos de Areia.
E tem mais: serviços não prestados e enriquecimento ilícito de servidores e empresas; crimes sexuais e violência doméstica cometidos por servidores de alto escalão; desvios na Saúde; e aplicação de milhões de reais no fundo de aposentados em investimentos de alto risco com o Banco Master, sem garantias de retorno, esquema operado pelo Instituto Municipal de Previdência (IMPCG).
As investigações, a apuração das responsabilidades criminais e eleitorais e os eventuais sentenciamento dos responsáveis competem às autoridades pertinentes, entre elas o Ministério Público, a Polícia e o Judiciário.
Mas há outro fórum julgador, este implacável e com data definida: é o voto popular, aquele que aprova e desaprova, que consagra e condena, que diz “sim” ou “não”.
É este o julgamento que, infelizmente, só acontece a cada quatro anos. Então, enquanto 2028 não chega, as dúvidas sobre o “sim” ou o “não” à manutenção do Adrianismo ficam nas mãos e na boa vontade do MP, das polícias e dos tribunais de Contas (TCE), Eleitoral (TRE) e de Justiça (TJ). O das urnas fica como “pulo do gato”.
Miau!
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
WhatsApp

Siga-nos nas redes sociais

  • @FolhadeCG
  • @folhadecg
  • @folhacg

Contato

  • Rua Salim Maluf, 587 - Nova Bandeirantes
  • 67 99216-0497
  • contato@folhacg.com.br
Powered by ♠Dyo51.Com