Quando fez a vitoriosa campanha para governar Mato Grosso do Sul, o engenheiro Pedro Pedrossian adotou um conceito apropriado ao seu estilo de gestor visionário e sintetizou-o com um sugestivo apelo de marketing de gestão: “O Futuro Agora”. Foi um dos acertos promocionais coerentes com a história de quem plantou universidades, contrariando interesses políticos que preferiam investimentos em obras e mais obras capazes de render votos e mais votos.
Consideradas, respeitadas e separadas as diferenças, este panorama nas quadras finais dos anos 1990 estão sendo aprimoradas hoje, na segunda década do século 21. Em síntese: o “futuro agora” torna-se mais nítido, em formas e conteúdos, com a revolução conceitual e cultural de gestão que põe os pés de Mato Grosso do Sul no dia seguinte, trazendo para o cotidiano da população os benefícios da modernidade inclusiva.
O Estado Digital é o que vem promovendo o avanço histórico que, a partir do governo de Reinaldo Azambuja, quebrando paradigmas ranhetas de bolsões conservadores, alheios à evolução das coisas e das pessoas, se cristaliza na gestão de Eduardo Riedel. Não é uma transformação de varinha mágica. É uma decisão política, de cunho científico e impulso humanista, que melhorar e aperfeiçoa a prestação de serviços públicos para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade.
O Estado dispõe de elementos técnico-científicos que asseguram os passos futuristas. Riedel ativou o Sistema de Processo Administrativo, meio eletrônico para gestão de processos administrativos. Inovações tecnológicas da Junta Comercial lançaram todos os serviços na plataforma digital. Assim, em Mato Grosso do Sul hoje o tempo total para abertura de empresas é de 15 horas, um desempenho superior ao de maiores estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A simplificação agiliza os trâmites, remove obstáculos burocráticos e, por fim, facilita a vida de quem quer abrir seu próprio negócio para gerar empregos, fortalecer a economia estadual e, em primeiro lugar, melhorar as suas condições de vida e de trabalho. O futuro se faz hoje.