Dentro de Mato Grosso do Sul, aos poucos Bonito e o Pantanal vão ganhando companhia de outros municípios e lugares entre os principais endereços turísticos do Estado. Felizmente, esta realidade faz com que o restante do Brasil e o mundo vejam que há, nesta fronteira oeste com a América Latina, um rincão de belezas em abundância, algumas únicas.
As mãos e iniciativas do empreendedorismo consciente e as linhas de políticas públicas governamentais focadas na sustentabilidade, instalam em todo o território ambientes dos mais receptivos. E o mais importante é que os recortes sedutores não se resumem às belezas naturais, à hospitalidade das pessoas ou às delícias gastronômicas e artes caseiras.
Há, também, outros fatores que associam e potencializam negócios, lazer e, sobretudo, a satisfação de toda a cadeia de protagonistas envolvidos direta e indiretamente nesta vertente econômica. Um desses fatores é, sem dúvida, o conjunto de investimentos que o governo vem fazendo para dotar todo o Estado de malhas viárias seguras e conservadas.
E ao longo dos últimos seis a sete anos, o modelo municipalista de gestões que levam obras de infraestrutura aos 79 municípios abriram uma nova e promissora porteira para a evolução da indústria turística. Se ontem eram Bonito, Corumbá e os pontos pesqueiros eram o objeto de desejo das visitações, hoje já existe uma procura maior e mais constante de endereços alternativos.
Entre os points que se revitalizam ou são apresentados ao turismo interno e externo, em diferentes modalidades, estão Piraputanga, Costa Rica e Alcinópolis. Enquanto os paraísos das compras fronteiriças (Ponta Porã e Corumbá) mantêm seus públicos cativos, emerge o turismo rural em dezenas de municípios, entre eles os 11 no entorno de Campo Grande, na chamada Rota Turística Caminho dos Ipês.
Abençoado e enriquecido por Deus com seus biomas do Pantanal e do Cerrado, com uma porção de Mata Atlântica, e a incontável variedade de mananciais, fauna, flora, montanhas, vestígios ancestrais e as reservas arqueológicas, Mato Grosso do Sul afirma-se a cada dia como um Estado que faz a diferença.