Se você usa uma smart TV, é bom saber que o equipamento pode também pode ter brechas para invasões hackers e colocar em risco senhas e informações de cartão de crédito, por exemplo. Ainda que a chance de roubo de dados seja menor do que num laptop ou celular(???), é importante tomar alguns cuidados e proteger o dispositivo, já que ainda não é possível instalar antivírus no aparelho.
Um hacker pode alterar as configurações da TV, mudar de canal à distância e até instalar aplicativos ou softwares maliciosos, que podem danificar o aparelho e coletar dados do usuário para chegar a outros dispositivos conectados na mesma rede, como celular e computador. Veja quatro dicas para evitar riscos:
1) Mantenha a smart TV atualizada: as atualizações do sistema operacional, disponibilizadas pelo fabricante, servem para incluir novas funções, corrigir erros, aprimorar o funcionamento e recursos de segurança.
2) Não conecte o aparelho em rede desconhecida: a regra é a mesma que vale para smartphones e notebooks. Ainda que a TV não seja portátil, é importante evitar Wi-Fi aberto, principalmente em regiões com muitos endereços comerciais.
3) Não faça compras ou clique em links pela TV: muitos navegadores de smart TVs não possuem sistema de verificação, que confirma se uma página web é realmente confiável. O cuidado vale também para assinar serviços de streaming, que exigem dados pessoais e bancários.
4) Cuidado com pendrive e HD externo: antes de conectar um dispositivo, cheque a unidade com um programa antivírus num computador confiável.