A simulação envolveu um acidente veicular com moto e o rompimento de tubulação de gás por uso de uma retroescavadeira
Ação foi realizada pela Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul – MSGÁS no cruzamento das avenidas Antônio Trajano com a Rosário Congro.
Nesta sexta (27), uma simulação foi realizada em um ponto de distribuição de gás natural no cruzamento da Av. Antônio Trajano com a Av. Rosário Congro no Centro de Três Lagoas. A ação contou com a participação de técnicos da empresa e integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Municipal de Trânsito, Polícia Militar e Agência de Regulação (AGEMS) com o objetivo de reforçar a segurança da distribuição do gás natural canalizado para mitigar a situação em caso de acidente.
As ações foram promovidas pela Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul – MSGÁS, e segundo o presidente do órgão, Rui Pires dos Santos, esta ação é uma atividade preventiva para avaliar a eficiência das medidas mitigadoras desenvolvidas pela companhia diante de um cenário de acidente.
Estamos sempre buscando aumentar a confiabilidade da operação para minimizar os riscos em favor da população, em especial dos clientes da MSGAS. Além disso, durante o simulado foram avaliados os recursos disponibilizados, tempo de resposta e pontos de melhorias no atendimento às emergências e do cumprimento das normativas relacionadas ao gás natural distribuído.
A simulação envolveu um acidente veicular com moto e o rompimento de tubulação de gás por uso de uma retroescavadeira. Para dar um caráter real na ação, os órgãos foram acionados através dos telefones de emergência, onde ao chegar no local, deram início ao atendimento com isolamento das ruas, a identificação de área de espera, pontos de observação, a abertura de abrigos e definição de vias de fuga.
Para o coordenador da Defesa Civil de Três Lagoas, João Luis da Silva, a iniciativa da MSGÁS é muito bem-vinda. “Remete a um ponto que todos nós do município, com toda a certeza, teremos ganhos, pois estamos vivendo na prática uma situação de emergência que poderá ocorrer a qualquer tempo, e neste caso estaremos melhor preparados paras enfrentar um acidente dessa natureza”, avaliou ele.
Segundo o subtenente Delgado, que comandou a operação, o vazamento de gás natural exige treinamento do porte realizado pela empresa, tendo em vista que a guarnição não tem esta situação no cotidiano e precisa sempre estar preparada para eventos dessa natureza. “A iniciativa da MSGÁS deve ser destacada não só por nós do Corpo de Bombeiros, mas por todos os órgãos de segurança e salvamento e, especialmente, por nossa população. É uma prestação de serviço para todos nós muito importante neste momento”, disse.