Por iniciativa da Superintendência para Orientação de Defesa do Consumidor – Procon/MS, será realizado na cidade de Bonito, nos dias 24 e 25 de março em curso, o 19º Encontro Estadual de Procons Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo principal é viabilizar consulta e orientação de funcionários dos Procons visando a proteção na relação consumerista, além de despertar a instigar, permanentemente, a reflexão e o pensamento crítico no eu tange às relações reclamante e reclamado.
O evento reunirá oito palestrantes que, durante os dois dias, abordarão assuntos relevantes relacionados comas relações de consumo. Além do superintendente do Procon Estadual, serão responsáveis pelos temas a ser desenvolvidos, a coordenadora de Gestão de Processos do mesmo órgão, advogada Patrícia Mara da Silva, especialista em direitos coletivos e direito administrativo; o chefe do Núcleo de Fiscalização do Abastecimento na regulação da Agencia Nacional de Petróleo (ANP), Ottomar Lustosa Mascarenhas; o superintendente adjunto de fiscalização da ANP e especialista em regulação do petróleo e derivados, Marcelo da Silva.
Também responsáveis pelas palestras, Nikollas Breno de Oliveira Pellat, advogado pós graduado em Direito Civil e Processo Civil, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e conselheiro estadual; Norma Cristina Martins, administradora e pedagoga pós graduada em psicopedagogia inclusiva, gestão pública e gestão de projetos na área de educação, atualmente administradora do sistema Sindec em Mato Grosso do9 Sul; Arthur Ramos do Nascimento, professor doutor, mestre em Ciências Agrárias e doutor em Ciência Jurídica e, ainda, Neuristela Ferreira Paniago Damasceno, Psicóloga com vários cursos de especialização na área.
Após cada palestra será liberada discussão em “bate papo aberto”, com objetivo de sanar dúvidas que, porventura, permaneçam após a abordagem realizada. De acordo com a coordenação do evento, “ a atual complexidade da sociedade de consumo, coloca a educação em destaque como processo de compreensão da realidade e de construção de conhecimentos, fortalecendo atitudes de forma a agir tanto no presente como no futuro”. Diante desse contexto, o encontro de Procons representará contribuição inestimável para a continuidade dos trabalhos em defesa do consumidor.