Não haverá necessidade de troca imediata para novo padrão.
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (1º). Não há necessidade de troca imediata para o novo padrão.
O novo formato do documento atende a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro do ano passado.
Agora, a CNH conta com tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações. Incorpora código MRZ, possibilitando que seja aceita em todos os países signatários do Acordo de Viena.
A nova CNH também traz a opção de utilizar o nome social do condutor e os nomes dos pais afetivos, campos disponibilizados pelo Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
Outra novidade é a cor da carteira que traz predominantemente as cores verde e amarelo. A assinatura do motorista também mudou de lugar, ficando abaixo da foto. As categorias para as quais cada motorista está habilitado ficará marcada por desenhos de veículos, já a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente.
O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução.
A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.