Governador reconheceu que o Estado falhou no “Caso Vanessa” e garantiu apuração das responsabilidades
Na segunda-feira ( 17/02), em entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura, um dos programas de excelência do telejornalismo brasileiro, o governador Eduardo Riedel (PSDB) falou sobre o sucesso de sua gestão e a posição de destaque de Mato Grosso do Sul como referência em gestão pública e líder dos indicadores de desenvolvimento no País.
Discorreu também sobre a conjuntura político-partidária, abordando a polarização ideológica e o futuro do PSDB, já que os tucanos sulmatogrossenses, mesmo sendo os maiores vitoriosos entre todos os estados, enfrenta dificuldades para se manter vivo em âmbito nacional.
Riedel assinalou aos entrevistadores que o planejamento estratégico propiciou a retomada do crescimento e o ambiente seguro para os negócios fez do Estado um polo poderoso de atração para grandes investimentos no agro e na indústria. Ressalvou, contudo, que mesmo com Mato Grosso do Sul liderando o ranking de previsão positiva para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2025, não deixou de focalizar seu olhar aos desafios complexos, entre os quais o crescimento sustentável e as intervenções pela paz no campo.
Na entrevista, o governador não tentou mitigar a responsabilidade do Estado ao comentar o assassinato da jornalista Vanessa Ricarte, morta a facadas pelo companheiro logo após prestar queixa à Delegacia da Mulher sobre as agressões e ameaças que vinha sofrendo. “É claro que houve falha. O Estado falhou”, reconheceu Riedel. “O que temos que fazer é compreender profundamente, apurar o ocorrido e buscar a correção”, completou.
Além da apresentadora Vera Magalhães, o governador Eduardo Riedel foi entrevistado pelos jornalistas Stéfanie Rigamonti, do Painel S.A (Folha de São Paulo); Diego Sarza, do Canal Uol; Joelmir Tavares, do jornal Valor Econômico; Marcella Lourenzetto, da Rádio CBN; e Cassiano Ribeiro, da revista Globo Rural. Transmitido às segundas-feiras, o “Roda Viva” está no ar desde 1986 e é o mais antigo e acompanhado programa de jornalismo com debates e entrevistas no Brasil.
Confira o vídeo.