Para explicar a importância do saneamento básico para o meio ambiente e a saúde das pessoas, as equipes de Engenharia e de Projetos Sociais da Águas Guariroba promoveram uma reunião com moradores da Coophavila. No encontro, realizado no CRAS Vila Gaúcha, a comunidade pode esclarecer dúvidas sobre as obras de implantação da rede de esgoto do Programa Sanear Morena 3, que estão em andamento em oito bairros de Campo Grande. Atualmente, 80% da cidade tem o serviço disponível.
A engenheira Ariádine Pantoja, da Águas Guariroba, explicou aos participantes o cronograma do trabalho realizado pela empresa para implantar rede de esgoto na Coophavilla neste ano. Ela destacou a importância da adesão dos moradores para garantir os benefícios da obra à saúde pública. “Desde que a rede de esgoto começou a ser ampliada, a taxa de internações por diarreias caiu mais de 90%. Então é muito importante que os moradores façam a ligação das casas à rede porque isso evita essas doenças”, destaca.
Os participantes também foram orientados sobre a maneira correta de utilizar o serviço. “A água de chuva nunca pode ser ligada na rede de esgoto. Porque quando chove, a tubulação fica sobrecarregada, não aguenta, e o esgoto pode voltar para dentro da casa da pessoa”, explicou a engenheira. O gestor de Projetos Sociais, Willian Carvalho, aproveitou a oportunidade para divulgar que as famílias de baixa renda podem contar com a tarifa social. “É só procurar a Águas Guariroba para fazer o cadastro. Se estiver dentro dos critérios do benefício, o morador recebe um desconto de 50% na conta de água”.
Além da reunião, as crianças que participam de atividades no CRAS assistiram à peça teatral “Guaribinha e Sua Turma no Mundo Encanado”. Para acompanhar o teatro, teve pipoca, picolé e algodão doce. A rede de esgoto é uma expectativa antiga dos moradores da Coophavila. “É uma benção, o que eu mais queria na porta da minha casa”, destaca Maria Pereira Ramos.
“Eu tenho três fossas dentro do meu quintal. Por mais que você cuide, ainda tem aquele mau cheiro, uma hora quebra a tampa. É ruim, né!?”, completa. A moradora Josefa Gomes dos Santos ficou feliz em receber a notícia de que sua rua será contemplada no ano que vem. “Foi uma alegria maior do mundo. Vai melhorar muito, a limpeza do bairro ser dobrada”, comemora. (Assessoria)