As 23 melhores equipes universitárias de Mato Grosso do Sul disputam a partir desta quinta-feira (15) os Jogos Universitários Estaduais de Quadras. A competição é uma seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). Na etapa estadual serão escolhidos os representantes de Mato Grosso do Sul no basquete, futsal, handebol e vôlei.
As partidas serão realizadas em Campo Grande e em Dourados, de 15 a 18 de Setembro. Atletas nascidos entre 1992 e 1998 podem participar.
As partidas de futsal estão marcadas para a UFGD e UFMS (ginásio Moreninho) . No feminino, quatro equipes estão na disputa: Unigran Capital, UFGD, UCDB e IESF. No masculino, sete times brigam pela vaga: UCDB, Unigran Dourados, UFGD, Uniderp, IESF, Unigran Capital e UFMS.
A Unigran recebe as seletivas de basquete e handebol. As equipes masculinas da UFGD, da Unigran e da UCDB jogam pela vaga no basquete. No handebol, são quatro equipes masculinas: UCDB, Unigran, UFMS e UFGD; e três femininas: UFGD, Unigran e UFMS.
No vôlei, a disputa feminina é entre UCDB e UFGD, na quadra do Rádio Clube em Campo Grande. No masculino, há jogos em Campo Grande e em Dourados. Participam sete equipes: UCDB, Unigran Capital, Uniderp, UFMS, Unigran Dourados, Uninter e UFGD.
A promoção dos Jogos Universitários Estaduais de Quadras é da Federação de Esportes de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Desporto e Lazer do Estado (Fundesporte).
“Investir no esporte universitário faz parte da filosofia de gestão da Fundesporte, de investir na prática esportiva e de lazer em todas as suas vertentes, incluindo escolar e de alto rendimento. Incentivar o esporte universitário é dar continuidade ao trabalho feito nas escolas e aos atletas formados nos Jems e nos Jojums”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.
Os jogos são seletivas para o Jubs, e o presidente da FUEMS, Luiz Magalhães, destacou a importância dos jogos escolares para a formação de equipes universitárias e sua influência nos resultados atingíveis dos universitários: “os jogos escolares são fundamentais, pois se não tivermos atletas de base, não teremos peça de reposição nos universitários, o que já vem acontecendo em algumas modalidades. Assim mesmo, é por meio deste trabalho que conseguimos conquistas como: o basquete feminino vice-campeão, o judô feminino campeão e outros atletas sempre estão se destacando”.
As equipes vencedoras representam Mato Grosso do Sul nos Jubs, que serão realizados no mês de novembro em Cuiabá (MT). (Assessoria)