Projeto vai implementar 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica, interligando 79 municípios de MS
Reunião realizada terça-feira (2) entre representantes da empresa Sonda Brasil, responsável pela instalação da Infovia Digital, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado (EPE) estabeleceu localização e detalhes para o início da implantação do projeto, partindo de Campo Grande.
O serviço será implantado em todos os 79 municípios. As secretarias e entidades vinculadas à administração pública serão beneficiadas, além de escolas, universidades estaduais e hospitais regionais.
Pelo contrato firmado no valor de R$ 887 milhões, haverá a concessão pelos próximos 30 anos, e até 2024 deverão ser implementados 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica, interligando o Estado e garantindo internet de alta velocidade e gratuita em 129 praças públicas.
O acordo também contempla a construção de um Centro de Operações de Rede, em Campo Grande, que servirá para o videomonitoramento das praças e dos veículos que trafegam em rodovias estaduais e na capital, bem como promoverá a conexão entre as unidades administrativas, como escolas, unidades de saúde e segurança pública.
“Estamos fazendo Parcerias Público-Privadas, concessões de rodovias, que são muito importantes, mas os dois maiores legados das PPPs serão o Esgotamento Sanitário e a Infovia Digital. São conquistas para toda a sociedade”, enalteceu o governador Reinaldo Azambuja.
O contrato foi oficializado em 20 de julho. Nos primeiros 60 dias após a celebração da parceria, a empresa fica responsável por apresentar o cronograma físico executivo do projeto de implantação.
“Este projeto é primordial para o desenvolvimento do nosso Estado, pois atende e conecta toda a administração pública. O Estado será elevado a outro patamar de conectividade e estendido para toda a população”, garantiu a secretária especial Eliane Detoni, do Escritório de Parcerias Estratégicas.