A vítima tinha hipertensão arterial e era residente da cidade de Porto Murtinho.
Um homem de 55 anos, morador de Porto Murtinho, a 439 quilômetros da Capital, foi a 15ª vítima da dengue em Mato Grosso do Sul em 2022, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Saúde.
Ele faleceu há pouco mais de uma semana, no dia 19, mas somente depois ficou confirmado que a morte se deu em decorrência de dengue. De acordo com o levantamento, a vítima tinha hipertensão arterial e começou a sentir os sintomas no dia 17 de junho.
Ainda conforme o levantamento, em Mato Grosso do Sul há 19.979 prováveis casos de dengue, número superior a de 2021, que foi de 10.078. Em Campo Grande são 4.563 casos prováveis.
Entre as cidades com maior incidência de casos estão, São Gabriel do Oeste, Angélica, Chapadão do Sul e Ivinhema.
Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue, o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya.
A principal medida de prevenção e combate a dengue é evitar acúmulo de água em pneus, tampas de garrafas e qualquer outro material que deixe água parada, assim como a limpeza de terrenos e quintais.