Viaturas farão parte da rotina diária da UPA para inibir os crimes e melhorar a segurança da região

A segurança na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, em Campo Grande, foi reforçada após a tentativa de estupro contra uma enfermeira na madrugada desta quarta-feira (26/02).
A enfermeira sofreu lesões na mão e no pescoço após o suspeito tentar arrastá-la para o banheiro para tentar cometer o estupro. Logo após o crime, funcionários reclamaram da falta de segurança na UPA. E no período da tarde foi realizada uma reunião no CMS (Conselho Municipal de Saúde) para discutir o assunto.
Depois de questionada sobre o ocorrido a Prefeitura Municipal comunicou que o efetivo da GCM foi acionado para atender a UPA onde ocorreu o crime. Além disso, foi levado o apoio de um núcleo da GCM na unidade. Assim, as viaturas estarão no local durante todos os dias para inibir os crimes e melhorar a segurança no entorno.
“E, inclusive, aumentar a sensação de segurança tanto dos usuários quanto dos servidores, que principalmente no período noturno, ficam mais expostos, já que o movimento nas ruas tende a diminuir”, afirmou, em nota.
A nota também informa que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a GCM estão empenhadas para reforçar as ações nas demais unidades. Para isso, estão sendo estudadas iniciativas a curto e médio prazo, como o monitoramento das unidades, que será interligado à Guarda.
A Sesau e a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) também manifestaram solidariedade à enfermeira agredida e repudiaram veemente o crime. Por fim, foi informado através da nota que a Sesau está prestando todo o apoio à enfermeira.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social manifestam solidariedade à profissional e repudiam veementemente o ocorrido e informam que, logo no início da manhã se reuniram para tomar as providências cabíveis, inclusive, com ação imediata dobrando o efetivo da Guarda Civil Metropolitana naquela unidade a partir desta quarta-feira, e levando para o local o apoio de um núcleo da GCM na unidade, o qual estará diariamente com a viatura no local, a fim de inibir a criminalidade, melhorar a segurança no entorno e, inclusive, aumentar a sensação de segurança tanto dos usuários quanto dos servidores, que principalmente no período noturno, ficam mais expostos, já que o movimento nas ruas tende a diminuir.
Paralelamente, a Sesau e a GCM, estão empenhadas em reforçar as ações nas demais unidades e estudam iniciativas a curto e médio prazo, para ampliar cada vez mais a segurança nas unidades, como o projeto de monitoramento das unidades, que será interligado à GCM.
A Sesau está prestando todo o apoio necessário à servidora e reitera o seu compromisso em assegurar um ambiente de trabalho seguro para todos os profissionais da saúde. A gestão está comprometida em adotar medidas contínuas para aprimorar a segurança nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais unidades de saúde do município, garantindo que os servidores possam desempenhar suas funções com tranquilidade e que a população receba atendimento em um ambiente protegido. A Prefeitura de Campo Grande reafirma seu empenho em assegurar que incidentes como este não se repitam e está atenta a novas demandas que possam surgir para melhorar ainda mais as condições de trabalho e segurança em toda a rede de saúde.”
Suspeito arrastou enfermeira para o banheiro durante tentativa de estupro
Segundo o boletim de ocorrência o crime aconteceu após a enfermeira sair do banheiro para ir ao setor de emergência. Neste momento, a vítima foi surpreendida pelo autor que estava de máscara e roupa preta.
Logo, o homem teria tentado arrastar a enfermeira para o banheiro, tampando a boca da vítima. Em seguida, a enfermeira reagiu para se defender e começou a gritar, momento em chamou atenção das outras pessoas que estavam na UPA, o autor fugiu. A enfermeira sofreu lesões na mão e no pescoço, durante a tentativa de imobilização realizada pelo suspeito.
A enfermeira contou que a PM (Polícia Militar) foi acionada, mas enquanto a equipe estava a caminho, o autor retornou à UPA e retirou a bicicleta que havia deixado antes de cometer a tentativa de estupro.