Os avanços em números de interessados em realizar cursos e palestras evidenciam o nível de excelência dos instrutores
A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (Escoex) supera em 2022 o número de inscritos nos anos anteriores em cursos de capacitação, ofertados pela Instituição. Até o início de dezembro, 18.104 pessoas buscaram o braço pedagógico do TCE-MS para reforçar a aprendizagem por meio de conteúdos formativos nas áreas da fiscalização, do controle externo e social.
Esse é o resultado do investimento em capital intelectual ao longo da atual gestão da Corte de Contas, exercida pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, e sob a direção-geral do conselheiro Waldir Neves Barbosa, que alavancou, principalmente, a educação a distância.
Os avanços em números de interessados em realizar cursos e palestras evidenciam o nível de excelência dos instrutores, a maioria auditores e servidores do TCE-MS. Os temas elencados para estudo estão relacionados diretamente à atualização de legislação vigente e sobre as mudanças nas práticas dos entes jurisdicionados, para o cumprimento do devido dever legal.
“Escolhemos minuciosamente temas, assuntos e pessoas da melhor qualidade técnica para oferecer o melhor conteúdo formativo para formar com excelência os servidores, os gestores públicos, e a sociedade que avidamente buscou pelo conhecimento, por meio da Escoex”, ressalta o diretor geral da escola, conselheiro Waldir Neves.
A Escoex é uma unidade administrativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), instituída pela Lei 3.906/2010, fundamental para garantir a difusão do conhecimento e ampliar a atuação do controle externo, através da expertise dos seus servidores. Contribui, também, para transmitir aos jurisdicionados as normas e princípios que regem as atividades da Corte de Contas e com o aprimoramento da atuação dos gestores públicos, de maneira a alcançar a efetiva qualidade dos serviços oferecidos pela administração pública.
Em 2022 a Escoex realizou 95 ações educativas, capacitando mais de 11 mil e 400 pessoas, entre servidores (1232), jurisdicionados (3515) E sociedade (6724). Foram mais de 1600 horas de aula. As ações educacionais da Escoex exercem um papel fundamental, fortalecendo a função pedagógica do Tribunal de Contas, que tem caráter preventivo contribuindo para a orientação e aprimoramento dos servidores, jurisdicionados e sociedade.
A coordenadora, Sandra Rose Rodrigues, ressalta que a Escoex já é considerada uma referência nacional dentre as escolas de contas dos Tribunais alcançando índices de crescimento e de qualidade técnica e formativa, credibilidade frente à seriedade do trabalho desenvolvido, no cumprimento seu papel de apresentar conteúdos de interesse dos servidores, jurisdicionados e sociedade. “Os números demonstram claramente a confiança em nós depositada pelos jurisdicionados, servidores e pela sociedade de um modo geral, para reforçar a aprendizagem por meio dos nossos cursos, palestras, seminários e lives que promoveram o aprimoramento dos gestores e servidores públicos nas mais diversas áreas de conhecimento”.