Essa foi a primeira vez que o IBGE investigou o tema por meio de uma questão que deveria ser respondida por autodeclaração
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (25), uma pesquisa inédita, realizada em 2019 e, que apontou que 2% da população de Mato Grosso do Sul, cerca de 40 mil pessoas, se declararam como homossexuais ou bissexuais.
Essa foi a primeira vez que o IBGE investigou o tema por meio de uma questão que deveria ser respondida por autodeclaração.
O levantamento apontou ainda que 92,5% dos sul-mato-grossenses se declararam como heterossexuais e 5,5% não souberam ou se recusaram a responder à questão.
Segundo o IBGE, foram visitados 108 mil domicílios em Mato Grosso do Sul. O levantamento foi feito no âmbito da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de modo que os entrevistadores estavam mais preparados para que as perguntas fossem feitas de modo que respeitassem a privacidade e conforto dos entrevistados.
“Trata-se da autodeclaração da orientação sexual. O fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo”, comenta a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.
Campo Grande
Na capital sul-mato-grossense, 3,7%, ou equivalente a 25 mil pessoas, se declararam como homossexuais ou bissexuais. Outros 90,9% disseram ser heterossexuais e 5,4% não souberam ou se recusaram a responder à pergunta.