Comemoração pelo Carnaval em Abril é a novidade em 2022, mas os participantes, fiéis foliões esbanjam alegria. Depois de dois anos reclusos, devido a pandemia de Covid, a alegria nos pés voltou para a avenida.
Ontem em Corumbá cantando “Edmir Abelha: História de Superação e luta…”, o ‘Nação Zumbi’ prestou emocionante homenagem ao professor de História e ativista político Edmir Leocadio Figueiredo de Moraes, popularmente conhecido como ‘Abelha’, falecido em julho de 2021.
Irmão do homenageado, o jornalista e poeta, Edson Moraes, um corumbaense filho de cuiabanos radicado em Campo Grande desde 1978, sempre volta para Corumbá na época do Carnaval, está no sangue.
Emocionado, mostrou a ginga no pé e a malemolência de um bom sambista. Edson Moraes destacou que seu irmão, com um histórico dedicado às causas sociopolíticas da região, foi um dos fundadores do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, fundador do bloco Nação Zumbi (ex-Vizinha Faladeira) e também atuou como gerente da UNEI Pantanal merece toas as homenagens possíveis.