A violenta manhã do último dia 13, em Suzano, interior de São Paulo, deixou lágrimas em todo o mundo e também uma dolorosa lição a ser aprendida e nunca mais esquecida: a prevenção é uma das principais vacinas sociais contra a violência, e deve estar impregnada no consciente coletivo da sociedade. Esta é a avaliação que o deputado estadual Coronel David (PSL) faz para martelar a reivindicação por meios eficientes de prevenção nas escolas de Mato Grosso do Sul.
Diante de um episódio triste e brutal, em que dois jovens depois de matarem um empresário invadiram uma escola, mataram oito pessoas (seis alunos e dois funcionários) e depois se suicidaram, o deputado afirma não existir mais nenhuma dúvida sobre a necessidade da prevenção como investimento prioritário nos ambientes sociais mais povoados, entre eles os estabelecimentos de ensino.
David fez uma indicação ao governo e às secretarias estaduais de Educação e de Justiça e Segurança Pública para que criem com urgência um plano de segurança nas escolas sul-mato-grossenses. “É importante registrar que a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul já realiza um trabalho de segurança nas escolas, mas que a atual situação exige esforços e ampliação da estrutura já existente. É preciso agir, planejar, antecipar assim aos acontecimentos trágicos, promovendo uma resposta rápida e efetiva na proteção dos cidadãos de bem”, recomendou ele, que já comandou a PM e tem experiência em sistemas de policiamento preventivo e repressivo.
RESTRIÇÃO A AGRESSORES
Por iniciativa do Coronel David, a Assembleia Legislativa enviou uma Moção de Congratulação parabenizando o Conselho Federal da OAB e à Comissão Nacional da Mulher Advogada, que no dia 18 deste mês aprovaram a edição de uma Súmula para tornar casos de agressões contra a mulher fator para impedir a inscrição de bacharéis em Direito nos quadros da OAB. A moção foi endereçada aos presidentes do Conselho, Felipe Santa Cruz, e da Comissão, Daniela Lima de Andrade Borges.
No texto, o deputado do PSL destaca: “Proibir que agressores adquiram posicionamentos sociais de relevância, como é o caso do exercício da advocacia, atividade nobre que deve ser exercida por pessoas de bem e honra. Diante dos recentes quadros de violência contra a mulher, tais medidas são bem vindas”.
CONCURSO
Candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar foram ao gabinete do deputado Coronel David para agradecer o apoio à manutenção do concurso em suas fases seguintes. Eles reconheceram o trabalho do deputado e a ele entregaram uma carta de agradecimento.