O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) realiza a campanha “Eu Doo Sangue pela Administração”, um evento especial em parceria com o Instituto Sangue Bom. A iniciativa faz parte das comemorações do Mês da Administração de Mato Grosso do Sul e será realizada no sábado (9), a partir das 8h.
INSPIRAÇÃO
O Instituto Sangue Bom foi fundado pelo professor de biologia Carlos Alberto Rezende, carinhosamente conhecido como Professor Carlão. Sua história é marcada por uma jornada de superação notável. Em agosto de 2015, Carlão enfrentou uma situação crítica: após ser internado às pressas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian ele recebeu a maior transfusão de sangue do Estado de Mato Grosso do Sul.
Carlão recebeu o diagnóstico de Aplasia Medular Severa e a cura só seria possível com um transplante de medula óssea, cuja chance de encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil. Essa experiência impactante o motivou a fundar o Instituto Sangue Bom, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.
“No leito do hospital, fundei o projeto Sangue Bom, que depois, em 2017, se tornaria Instituto Sangue Bom. Voltado inicialmente para palestras e campanhas de doação sangue e medula óssea”, lembra.
Até conseguir um doador compatível foi pouco mais de um ano. Até que no fim de 2016 encontraram um doador do Paraná. “Após o meu transplante, transformei o projeto em instituto e voltei à atividade esportiva, sendo transplantado de medula óssea e ex-fumante. Depois comecei com caminhadas e corridas de rua e em 2017 a minha 1° corrida de São Silvestre. Em 2018 entrei para o time Brasil de atletas transplantados no atletismo. Disputei os jogos americanos, latino-americanos e conquistei medalhas em ambos. A partir daí fui para os jogos mundiais para transplantados, comecei o ciclismo e não parei mais”, conta.
PARCERIA
Sua história é um testemunho vivo de como a solidariedade e o ato de doar podem salvar vidas e a parceria entre o CRA-MS e o Instituto Sangue Bom é uma aliança de valores compartilhados. Ambas as instituições acreditam na importância da solidariedade, na valorização da vida e na contribuição positiva para a sociedade.
“Já estamos no segundo ano da parceria com o Instituto Sangue Bom e temos a expectativa de sensibilizar toda a classe profissional em relação a essa importantíssima bandeira. Quem for ao Hemosul no dia 9 receberá uma camiseta da campanha como uma forma de vestir a camisa e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo”, explica o presidente do CRA-MS, Adm. Marcelo Gomes Soares.