Movimento “Listen Frist” tem réplica nacional com o objetivo de alcançar crianças e jovens de todo País
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou o lançamento, no Brasil, da campanha internacional “Listen First”, que é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Dirigido às crianças e jovens, o material didático denominado “Escutar para Cuidar” está disponível na plataforma virtual do UNODC Brasil e visa à promoção de práticas eficazes de prevenção do uso de álcool e outras drogas.
Colaboram com esta ação o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (Sinap), do UNODC Brasil. Marta Machado, da Senad, dá destaque à relevância dos materiais adaptados à realidade brasileira: “Encaixar este conteúdo em nosso contexto é fundamental para a eficácia das práticas de prevenção no país”, define.
Os materiais adaptados tratam da prevenção ao uso de drogas, com incentivo ao bem-estar de crianças e jovens, famílias e comunidades. O desenvolvimento do conteúdo didático teve a colaboração do UNODC, da Organização Mundial da Saúde, da Missão Interministerial da Luta contra as Drogas e Comportamentos Aditivos (Mildeca), do Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia e do governo da França.
O Brasil, por sua extensão continental e população diversificada, desempenha um papel essencial na implementação dos programas de prevenção ao uso de drogas, como o ‘Listen First’. Segundo a diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati, investir nestas iniciativas fortalece não apenas as estratégias locais de prevenção, mas também contribui para um desenvolvimento mais amplo no campo preventivo.