“Estamos sempre buscando novas formas de ouvir a sociedade”, enfatiza Carlos Alberto de Assis
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems), por meio de sua Ouvidoria, fez de 2024 um ano emblemático na história. Além de intervenções inovadoras e parcerias produtivas em vários meios de promoção da cidadania, a autarquia enraizou um marco vigoroso de gestão aberta e interativa, documentada num atendimento recorde aos usuários de todo Estado.
Com 1.974 atendimentos de janeiro a dezembro, cresceu em 59,97% o número de acessos em relação a 2023, que teve 1.234 registros. A maioria foi para pedir informações ou para reclamações de serviços públicos e variados. O relatório do exercício passado atesta o papel relevante que exerce a Ouvidoria na intermediação entre os usuários e as concessionárias, sobretudo no suporte e na resolução de conflitos.
O setor de energia elétrica liderou as demandas, com encaminhamento de 1.105 manifestações. A maioria (1.062) estava relacionada aos pedidos de informação. Este serviço é realizado em convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já o transporte rodoviário intermunicipal motivou 644 manifestações, 395 delas para informação e esclarecimento de dúvidas. De saneamento básico houve 196 registros.
TRANSPARÊNCIA
“Temos um sistema moderno, transparente e ágil de comunicação com o conjunto da sociedade”, frisa o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. As demandas, que vão desde pedidos de informações às reclamações, abrangem um considerável leque de serviços, entre os quais o transporte intermunicipal de passageiros, saneamento básico, rodovias, gás canalizado e energia elétrica.
Outra importante inovação: o serviço de atendimento pelo WhatsApp foi feito com o auxílio da assistente virtual Gegê. O recurso facilitou e tornou mais ágeis a comunicação com os usuários e as providências. A Agência tem ainda à disposição o telefone, o e-mail e o atendimento presencial, com mais um serviço especial, o projeto “Agems Perto de Você”, que atendeu cerca de 6 mil pessoas em diversas cidades.
Assis reitera que prestar atendimento de excelência é um dos principais focos da agência. “Estamos sempre buscando novas e inovadoras formas de ouvir a sociedade e oferecer respostas ágeis e eficazes”, assegura. A ouvidora Cristiane Leite emenda: “A Ouvidoria é um elo fundamental, garantindo que as demandas dos usuários sejam tratadas com atenção e encaminhadas de forma eficiente às concessionárias. Esse diálogo técnico permite soluções rápidas e assertivas, beneficiando a sociedade como um todo”.