O candidato a prefeito Athayde Nery (PPS) trilhou um caminho especial ao lado da comunidade indígena de Campo Grande. Enquanto exerceu mandato de vereador, em 2005, Athayde, conseguiu por meio da Lei 4.277/05, criar o primeiro Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas do Brasil, no qual foi possível proporcionar maior representatividade aos índios que residem em aldeias urbanas.
Em virtude de suas ações direcionais aos indígenas, o candidato ganhou carinhosamente o apelido de Athaíndio. “Lembro-me que o Athayde nos ajudou quando buscamos pela instalação da rede de esgoto aqui na região do Marçal de Souza. Precisamos de pessoas assim, que possam nos ajudar nas nossas demandas. Represento a minha comunidade e não poderei fazer nada sozinho”, comenta Edimárcio Barros, novo cacique da Aldeia Urbana Marçal de Souza. Aproximadamente 135 famílias da etnia Terena residem na região.
Um dos principais resultados que surgiram após a criação do Conselho foi a construção das aldeias urbanas Darcy Ribeiro e Tarsila do Amaral. Ainda enquanto parlamentar, Athayde foi o responsável por criar o primeiro Plano Municipal Indígena de Campo Grande.
Agora, entre as propostas inseridas no Programa de Governo para administrar Campo Grande, o candidato pretende transformar em lei o Plano Municipal , além de criar mecanismos para inclusão social, institucional e política para os índios.
“Vamos debater as demandas indígenas do ponto de vista da educação, saúde, renda e habitação, por exemplo. É prioridade resgatar a cultura deles, o dialeto e fazer com que eles mantenham uma ligação com suas aldeias. A comunidade indígena precisa ser reestruturada para evitar a situação de vulnerabilidade”, finaliza. (Assessoria)