Em maio, a Capital terá workshop de Plantas Medicinais e Empório da Agricultura Familiar
A possibilidade concreta de acesso ao conhecimento e às práticas de saúde e bem-estar, com reflexos positivos na qualidade de vida, é o grande apelo motivador do 21º Workshop de Plantas Medicinais de Mato Grosso do Sul, agendado paralelamente ao 11º Empório da Agricultura Familiar. Após 20 anos em Dourados, o evento agora acontecerá em Campo Grande, de 25 a 27 de maio, na Universidade Anhanguera-Uniderp.
Nesta edição será abordado o tema ‘Práticas Integrativas em Saúde’. Destinado a toda a comunidade e, em especial, estudantes, pesquisadores, profissionais atuantes e interessados em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, o workshop presencial tem uma programação com palestras, apresentação de trabalhos, oficinas e minicursos. Ao mesmo tempo, no Empório da Agricultura Familiar os produtores dessa categoria vão mostrar seus trabalhos nas áreas de assentamento rural, tanto na produção de alimentos como na criação de obras artesanais com matéria-prima de origem agrícola e afins.
A coordenadora do workshop, a farmacêutica Silvia Cristina Heredia Vieira, pesquisa e trabalha há 15 anos com plantas medicinais e em projetos de extensão para implantação de hortas em escolas e em postos de saúde. Possui o mestrado e o doutorado em Ciências Farmacêuticas e o pós-doutorado em Recursos Naturais. É professora do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e de dois cursos (de Farmácia e de Agronomia) na Anhanguera-Uniderp. Integra o Grupo Técnico de Pesquisa Clínica do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) e coordena a pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Novoeste.
Várias instituições alinham-se como parceiras neste evento, entre elas a UFMS (Universidade Federal), a Uems (Universidade Estadual), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Agraer. É um projeto que foi aprovado pela Fundect, pela Chamada Fundect Nº 11/2022 – PAE-MS 2022.
Os interessados podem fazer inscrições de seus trabalhos até 10 de abril. Para outras informações, os contatos podem ser feitos pelo email [email protected] ou então acessando o site do evento: wsplantasmedicinais.com.br.