Previsto para ser entregue na última semana de março, O Aquário do Pantanal já está quase pronto para receber público. “Já iniciamos o processo de povoamento dos tanques externos com pintados e outras espécies (que estavam em cativeiro). Os circuitos dos aquários internos estão todos pintados e os tanques e cenografias estão 100% concluídos. Hoje, estamos com processo de maturação da água, que é a preparação da água para receber esses peixes”, explicou coordenadora do Aquário e assessora da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Maria Fernanda Balestieri.
Maria Fernanda ainda destacou os avanços da obra nos últimos meses, como a instalação do elevador panorâmico e das escadas rolantes; a conclusão da biblioteca e do espaço multimídia; e a ativação da câmara fria e das salas climatizadas. “Estamos seguindo o cronograma: o Aquário entra em operação no final de março”, conta.
“Educará gerações, que devolverá cada centavo do contribuinte. Ficará para os netos, bisnetos e todas as gerações futuras. O caminho é trazer para cá as escolas e ensinar para nossas crianças de todas as idades o que é que esteve aqui, antes de aqui ser Mato Grosso do Sul. Isso é da população de MS, não somente para turistas”, opina.
O empreendimento turístico lançado em 2011 chama-se na verdade, Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, conhecido apenas como Aquário do Pantanal. Quando concluído, o local ocupará destaque no turismo mundial, já que será considerado o maior aquário de água doce do planeta. “Não é só um aquário, é uma ferramenta de estudo, de preservação e é um monumento para a cidade”, finalizou.