Uma equipe formada por assistentes sociais e técnicos visitará moradores dos bairros de Campo Grande que estão recebendo obras de esgoto este ano por meio do Programa Sanear Morena 3. A ação faz parte do programa técnico social (PTS) que tem o objetivo de levar informações e sensibilizar a população acerca dos benefícios do saneamento básico. Nesta quinta-feira (09), às 8h, os profissionais passarão por uma capacitação na sede da Águas Guariroba para dar início às atividades.
De acordo com o coordenador de projetos sociais da concessionária, Willian Carvalho, a ação será realizada por dois assistentes sociais e dois auxiliares, com a meta de realizar mil visitas domiciliares por mês. Também estão previstos cursos para geração de renda em algumas comunidades. “Isso vai reforçar a conscientização das pessoas e complementar os projetos sociais e educativos que desenvolvemos em parceria com as escolas, lideranças comunitárias e também o trabalho dos nossos agentes comerciais, que visitam casa a casa para formalizar o contrato de adesão aos serviços”, aponta.
O principal objetivo é esclarecer os moradores sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto. “É um momento que o morador vai poder tirar as dúvidas e esperamos que isso contribua muito para que ele faça a adesão à rede com mais consciência. É uma equipe que está ali para orientar: falar sobre as obras que estão acontecendo no bairro, os benefícios para a saúde, a valorização do imóvel, explicar como fazer a ligação, quais os procedimentos, os cuidados para o bom funcionamento do serviço – o que pode e o que não pode jogar na rede. É um momento de educação ambiental mesmo”.
Além das visitas domiciliares, a equipe do PTS também realizará palestras, reuniões com pequenos grupos, visitas à empresa e entregará folhetos educativos. O trabalho este ano será nos bairros Vila Carlota, Taquarussú, Dr. Albuquerque, Aero Rancho, Coophavilla, Vilas Boas, Alto São Francisco, Coronel Antonino, Jardim Bastistão, Alves Pereira e Mata do Jacinto, que estão recebendo as frentes de obras do Sanear Morena 3. O programa soma investimentos de R$ 636 milhões para ampliar a rede de esgoto para toda a Capital até 2025. Atualmente, mais de 80% da cidade têm o serviço disponível, porém, 24 mil imóveis tem acesso à rede, mas não a utilizam. (Assessoria)