Três atletas acabam de ser convocados para a seleção que disputará a Copa América de Porto Rico, em agosto
Médico, taxista, pedreiro, empresário…enfim, há diversas profissões representadas na Seleção Master de Handebol de Mato Grosso do Sul, que vem participando com destaque de competições nacionais e internacionais. O coroamento deste desempenho é a sequência de convocações para a seleção brasileira nas diferentes categorias de veteranos – as mais recentes contemplaram três atletas para a III Copa América, a ser realizada de 15 a 18 de agosto, em San Juan de Porto Rico.
O ex-jogador do escrete nacional Almir Albuquerque dos Santos Jr, o Hulk, presidente do Comitê Organizador do Brasil Master Cup e Master Copa Nordeste, convocou os atletas Renato Antonio Pereira de Souza, Marcílio Henrique Alves Maia e Daniel César Saldivar Benites. O trio estará na seleção que vai a Porto Rico enfrentar na modalidade 49+ equipes de categoria, como Argentina, Uruguai e Chile.
FELICIDADE
Renato lembra que no ano passado outros três handebolistas haviam sido convocados. “A gente fica muito feliz em integrar a seleção, sobretudo nesta categoria que ainda não tem muito recurso, sobrevive de patrocínio e meio próprios”, relata. Tudo começou quando alguns amigos decidiram formar a Associação MS Master de Handebol. O grupo tinha gente que já foi titular da seleção estadual e até da brasileira, disputou os Jebs (Jogos Brasileiros) e outros certames.
“Em 2022 inventamos de reviver a seleção para o Brasil Master Cup. Em novembro, o time representou bem o estado em Aracaju (SE) e ficou no 4º lugar”, recorda. Em 2023, foi o 6º na primeira etapa do Brasileiro, em São Bernardo, e 3º na fase seguinte. Três jogadores foram pra seleção: Renato Cazuza, Vicente e Sérgio. Jogaram também a Copa América, em Salvador (BA). Um dos atletas, Sérgio, ganhou vaga para o Mundial Master na Croácia.
Para Renato, há condições de conseguir vaga no Mundial de 2025. “O estado hoje tem seis atletas de seleção brasileira master, podendo sair mais em novas convocações”, acredita. O Campeonato Brasileiro tem estas divisões etárias no Master: 35+, 42+, 49+, 55+ e 60+. E, apesar da idade, os craques do Master participam da Liga de Campo Grande, com gente de 60 anos jogando contra ou ao lado de jovens com 22, 23.