Os Socceroos saíram na frente, mas não foram páreos pars os Bleus, que viraram e venceram com facilidade na estreia do Mundial do Qatar. Giroud (2), Rabiot e Mbappé fizeram os gols
A defesa do título mundial começou com vitória da França. Nesta terça, no Estádio Al Janoub, os atuais campeões estrearam diante da Austrália e, após sair atrás no placar – Goodwin marcou pelos Socceroos -, viraram e venceram por 4 a 1. Os gols de Rabiot e Giroud, ainda no primeiro tempo, deram a tranquilidade para o time de Didier Deschamps administrar a partida. Na etapa final, Mbappé e Giroud, de novo, definiram o resultado.
Os Socceroos, que saíram na frente com um belo gol de Goodwin, não foram páreos. A seleção francesa lidera a chave com três pontos, enquanto a Austrália está na lanterna.
A segunda rodada do Grupo D do Mundial será no sábado, dia 26. Às 7h, Tunísia e Austrália se enfrentam. Às 13h, a França encara a Dinamarca.
SUSTO E AUSTRÁLIA NA FRENTE!
Lesões em série, “maldição do campeão”, baixas: a França estreou na Copa do Mundo com razões para estar ressabiada, e os primeiros minutos da partida contra a Austrália confirmaram o temor. O time de Deschamps não fez um bom início de jogo e os rivais aproveitaram. Em rápida inversão de lado, Leckey recebeu no mano a mano com Lucas Hernandez e o deixou para trás. O cruzamento encontrou Goodwin, que abriu o placar.
Para piorar, Lucas Hernandez foi substituído após lesionar-se sozinho, no lance do gol.
ACELEROU E VIROU RÁPIDO
A reação dos Bleus não foi imediata. A “pegada” no meio de campo não estava ideal, mas, aos poucos, Mbappé e Dembélé, abertos um de cada lado, foram entrando no jogo, acelerando o ritmo da França. Aos 27, já com um ensaio de pressão, Theo – que substituiu o irmão – ficou com o rebote de escanteio e, livre, cruzou para Rabiot deixar tudo igual.
Antes e depois do gol, a verdade é que os Socceroos sequer ameaçaram a meta de Lloris. Assim, não demorou para a virada da França. Cinco minutos depois do empate, a pressão na saída de bola deu certo: Rabiot desarmou e tabelou com Mbappé antes de deixar Giroud na cara do gol: o camisa 9 desencantou após passar a Copa de 2018 em branco.
Antes do intervalo, Giroud, Griezmann, Dembélé, Mbappé tiveram chances de marcar. O time de Deschamps finalizou oito vezes (a Austrália, duas), e 2 a 1 acabou ficando barato.
GOLS SAEM COM A MAIOR NATURALIDADE
O cenário seguiu o mesmo após o intervalo. A França, leve e diante de um adversário retraído, tocou, criou chances e perdeu gols até que, aos 22, Mbappé conseguiu marcar, de cabeça, após cruzamento de Dembélé. Na sequência, o camisa 10 arrancou pela esquerda, deixou o marcador falando sozinho e cruzou para Giroud fazer o quarto do jogo. Um gol histórico para o centroavante, que igualou os 51 de Henry na artilharia dos Bleus.
Com mais de 60% de posse de bola e nenhuma finalização sofrida na etapa final, a França cumpriu seu papel e estreou na Copa do Mundo com uma vitória categórica no Grupo D.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 4X1 AUSTRÁLIA
Estádio: Al Janoub, em Al Walkrah (QAT)
Data e hora: 22 de novembro, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor Gomes (AFS)
Assistentes: Zakhele Siwela (AFS) e Souru Phatsoane (LES)
Árbitro de vídeo: Drew Fischer (CAN)
Renda/Público: N/D.
Gols: Goodwin (0-1, 9’/1ºT), Rabiot (1-1, 27’/1ºT), Giroud (2-1, 32’/1ºT), Mbappé (3-1, 22’/2ºT), Giroud (4-1, 26’/2ºT)
Cartões amarelos: Duke, Irvine e Mooy (AUS)
Cartão vermelho: Não houve.
FRANÇA (Técnico: Didier Deschamps)
Lloris; Pavard (Koundé, 43’/2ºT), Konaté, Upamecano e Lucas Hernandez (Theo Hernandez, 12’/1ºT); Tchoauméni (Fofana, 31’/2ºT), Rabiot e Griezmann; Dembélé (Coman, 31’/2ºT), Mbappé e Giroud (Marcus Thuram, 43’/2ºT).
AUSTRÁLIA (Técnico: Graham Arnold)
Ryan; Atkinson (Degenek, 40’/2ºT), Rowles, Souttar e Behich; Mooy, McGree (Mabil, 28’/2ºT) e Irvine (Baccus, 40’/2ºT); Leckie, Goodwin (Kuol, 29’/2ºT)e Duke (Cummings, 11’/2ºT).