O regulamento da Copa do Brasil passou por alterações divulgadas aos clubes neste domingo (5), pela CBF. A partir deste ano, as grandes equipes não terão mais a vantagem do empate na 1ª fase. Outra mudança fundamental é que um jogador poderá atuar por um novo time caso tenha entrado em campo antes do início da 3ª fase.
Com o fim da vantagem do empate, a CBF determinou que a classificação à segunda fase seja definida nas cobranças de pênaltis caso uma partida termine empatada no tempo normal.
Desta maneira, a entidade decidiu por excluir a vantagem do empate que era assegurada aos times melhores posicionados no ranking nacional.
Além disso, jogadores que defenderam outros clubes até a segunda fase poderão atuar por novos clubes a partir da terceira fase.
O veto a essa possibilidade no regulamento anterior sempre foi motivo de muita discussão. O Atlético-MG, por exemplo, atual vice-campeão, não contou com Deyverson frente ao Flamengo. É preciso destacar que os clubes poderão inscrever até três jogadores que se enquadrem nestes casos.
A Copa do Brasil 2025 deverá começar no dia 19 de fevereiro e será disputada por 92 times.