Favorito, Willians ficou precisou de apenas 2min03s na soma das três lutas para conquistar o título; Arthur conquista primeira medalha na carreira na terceira participação em Paralimpíadas
Dois ouros em menos de meia hora para o judô brasileiro nas Paralimpíadas de Paris neste sábado. Arthur Silva conquistou o título na categoria até 90kg da classe J1, para atletas cegos. Líder do ranking mundial, o potiguar derrotou na final o britânico Daniel Powell. Minutos depois, o paraibano Willians Araújo, também primeiro colocado do ranking, foi campeão da categoria acima de 90kg com vitória sobre Ion Basoc, da Moldávia, na decisão.
Willians também teve três vitórias por Ippon na campanha. Na estreia, vitória contra Yerlan Utepov, do Uzbequistão. Na semifinal, derrubou Ganbat Dashtseren, da Mongólia. No total das três lutas, ficou 2min03s no tatame. O tempo regulamentar de uma luta, se ela não for decidida por Ippon, é de quatro minutos.
– A medalha vai para minha filha, é tudo para ela. Eu quero que ela tenha muito orgulho do pai que ela tem, uma pessoa com deficiência que conseguiu vencer no esporte. A luta da final era difícil, eu perdi para ele em maio, mas eu venci hoje ele pela quarta vez. É muito bonito fazer essa história – disse Willians.