Aos 32 anos, Yeltsin soma quatro medalhas em Paralimpíadas. Tem também cinco medalhas em Mundiais, incluindo dois ouros
Depois de conquistar duas medalhas paralímpicas em Paris e bater o próprio recorde mundial nos 1.500m T11, Yeltsin Jacques foi recebido na quinta-feira (5) voltou para Campo Grande. A recepção do atleta sul-mato-grossense na madrugada desta sexta-feira (6), não poderia ser diferente; ao som de fanfarra, abraços e muita alegria.
Assim que desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande, Yeltsin e o guia Guilherme Santos foram recebidos pelos gritos de “o campeão voltou”.
Os dois foram acolhidos com abraços da família e dos amigos, momento que foi embalado pelas músicas da fanfarra. A festa aumentou quando Yeltsin foi carregado em uma “volta olímpica” improvisada pelo aeroporto.
Aos 32 anos, Yeltsin soma quatro medalhas em Paralimpíadas. Tem também cinco medalhas em Mundiais, incluindo dois ouros.
Na França fez história: bateu o recorde mundial que já era dele e levou o ouro na prova dos 1.500m T11. Na Paralimpíadas passada, que aconteceu em Tóquio, no Japão, ele completou os 1.500m em 3m57s60. Em Paris, correu 3m55s82 ao lado do guia Guilherme Santos.
Além do ouro, Yeltsin conquistou o bronze na prova 5.000m T11
Yeltsin nasceu com baixa visão. Ele iniciou no atletismo para ajudar um amigo totalmente cego a correr e começou a competir nas Paralimpíadas Escolares de 2007.