Chamado carinhosamente pelo apelido de “Calu”, Carlos Roberto Dinamite morreu, neste domingo, aos 68 anos. O ex-atacante do Cruzmaltino foi o maior ídolo da história do clube
Momentos após a confirmação da morte do maior ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, que morreu na manhã deste domingo (8/1), o perfil do clube nas redes sociais publicaram homenagens ao ex-jogador.
No Instagram, o Cruzmaltino postou uma foto em Dinamite aparece com asas, sendo recebido por uma legião de vascaínos. “Com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu”, escreveu.
A história por trás da foto que virou arte para homenagear Dinamite foi compartilhada no site oficial do Vasco da Gama. O registro original é de Ronaldo Theobald, do Jornal do Brasil, de 15 de maio de 1977, feita quando o Vasco voltava para o segundo tempo com vitória parcial de 2 × 0, gols de Roberto e Fumanchu. A partida terminou com vitória vascaína por 3 a 1 contra a Portuguesa, no Estádio da Ilha do Governador.
A foto foi batizada de Deus de calção e chuteira e rendeu o Prêmio Esso ao fotógrafo. No texto, o clube destaca o relato de Theobald sobre o dia em que fez a imagem: “Em um lindo domingo de maio de 77, fui escalado pelo JB para cobrir o jogo entre Vasco e Portuguesa na Ilha do Governador. Quando a equipe do Vasco saiu do vestiário para o campo, os torcedores se comprimiam junto ao gradil e estendiam as mãos para tocar seus ídolos. Parecia uma cena bíblica, algo mágico. Fiquei imaginando como registrar aquilo. No intervalo da partida, me deitei, discretamente, no chão do túnel e, à medida que os jogadores retornavam para o segundo tempo, ia dando meus cliques. Meu alvo era Roberto Dinamite, o ídolo maior. Quando disparei a câmera, sabia que ali estava a mais bela foto da minha vida”.
Respeito ao legado do ídolo
A relação de Roberto Dinamite com o Vasco foi além das quatro linhas do gramado. No clube, ele não apenas era membro do conselho, mas conquistou, no ano passado, o título de “conselheiro benemérito”. Roberto Dinamite chegou a presidir a instituição entre 2008 e 2014.
Pelas redes sociais, além do Vasco, ídolos do cruzmaltino também homenagearam Roberto Dinamite. Um deles foi o ex-meio-campista Juninho Pernambucano, que atuou pelo clube carioca entre os anos de 1995 e 2001. “Você foi o maior de todos com a Cruz de Malta no peito”, publicou o Juninho Pernambucano, no Twitter.