Com a vitória, a seleção nipônica terminou na primeira colocação do Grupo E. Na próxima fase, eles enfrentam a Croácia
Mais uma zebra japonesa na Copa do Catar! A seleção asiática bateu a Espanha por 2 a 1, no estádio Internacional Khalifa, em Doha. O resultado não eliminou a Fúria, mas classificou os japoneses em primeiro no Grupo E.
Após ter surpreendido os alemães na estreia, a equipe nipônica tropeçou contra a Costa Rica na última rodada. Mas, com vitória de hoje, chegou aos seis pontos na tabela.
Os espanhóis, por sua vez, terminaram a primeira fase com o mesmo número de pontos dos alemães, 4. No entanto, foi superior ao time de Hans Flick no saldo de gols e avançou para as oitavas em segundo.
Mesmo com a vitória sobre os costa-riquenhos, a Alemanha não conseguiu avançar da fase de grupos pela segunda Copa consecutiva.
O jogo
A primeira boa chegada ficou por conta da Fúria. Após bate e rebate na grande área japonesa, a bola sobrou para Busquets, que chutou por cima da meta de Gonda.
Na sequência, a seleção nipônica roubou a bola no campo ofensivo e mandou para a área. A sobra ficou com o lateral-direito Ito, que chutou rasteiro na lateral da rede de Unai Simón.
O equilíbrio durou pouco. A boa troca de passes do time espanhol resultou em bola levantada na área. Morata suboiu mais do que todo mundo e abriu o placar da partida.
No entanto, com o gol, o jogo perdeu o ritmo, com o Japão fechado para não correr mais risco, e a Espanha trocando passes no meio-campo sem a menor objetividade.
Segundo tempo
Para a etapa final, o técnico japonês Hajime Moriyasu mexeu no time e deu certo. Após roubada de bola no campo ofensivo, a bola foi alçada na área e parou na cabeça de Doan, que havia entrado no lugar de Cubo. Japão 1, Espanha também 1.
Alguns minutos depois, a seleção nipônica chegou ao segundo gol, que não foi validado de imeditado pela arbitragem, que acusou saída de bola antes de Tanaka ter estufado o barbante. No entanto, com auxílio do VAR, a virada japonesa foi confirmada.
Com isso, a Fúria voltou a ter maior posse de bola, sem que isso fosse revertido em chances reais de gol. Isso porque os Samurais Azuis estavam fechadinhos na defesa. No finalzinho, a Roja ainda chegou com Olmo pela direita. O atacante soltou a bomba, mas Gonda defendeu.
Mas, não teve jeito: teve zebra! Vitória japonesa sobre a Espanha, que assegurou a liderança do Grupo E para a equipe de Hajime Moriyasu.
Próximos jogos
Classificada às oitavas como a primeira colocada do Grupo E, o Japão terá pela frente a Croácia, que apresentou a segunda melhor campanha do Grupo F. O jogo acontece na próxima segunda (5), às 12h (de Brasília), no estádio Al-Janoub, na cidade catari de Al-Wakrah.
Já a Espanha, a segunda colocada da chave, com 4 pontos, enfrenta o Marrocos na terça (6), também às 12h, em partida marcada para o estádio Cidade da Educação, em Doha.
Ficha técnica
Japão 2X1 Espanha
Data e horário: 01 de dezembro de 2022, às 16h
Local: estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar
Arbitragem: Victor Gomes (África do Sul)
Assistentes: Zakhele Siwela (África do Sul) e Souru Phatsoane (Lesoto)
VAR: Fernando Guerrero (México)
Gols: Morata (Espanha), aos 10′ do 1º T; Doan (Japão), aos 2′ do 2º T; Tanaka (Japão), aos 5′ do 2º T
Cartões amarelos: Itakura (Japão), aos 38′ do 1º T; Taniguchi (Japão), aos 43′ do 1º T; Yoshida (Japão), aos 44′ do 1º T
Japão
Gonda; Itakura, Yoshida, Taniguchi; Junya Ito, Tanaka (Endo), Morita, Nagatomo (Mitoma); Kamada (Tomiyasu), Kubo (Doan), Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu
Espanha
Unai Simon; Azpilicueta (Carvajal), Rodri, Laporte e Álex Balde (Jordi Alba); Busquets, Gavi (Ansu Fati) e Pedri; Ferrán Torres (Nico Williams), Morata (Asensio) e Olmo. Técnico: Luis Enrique