Resultado de igualdade mantém os dois times ainda ameaçados de rebaixamento
Pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Juventude, nesta quarta-feira (20), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os dois times foram em busca da vitória para somarem pontos importantes na luta contra o rebaixamento. No final, o empate prevaleceu no placar: Braithwaite e João Lucas (contra), fizeram os do tricolor, enquanto Lucas Barbosa e Mandaca empataram.
Logo no começo do jogo, o Grêmio saiu em vantagem com gol de Braithwaite. Aos dois minutos, em jogada iniciada por Edenílson, Diego Costa ganhou da marcação e tocou para o atacante dinamarquês. Com um chute preciso, Braithwaite mandou no cantinho e abriu o placar logo cedo: Grêmio 1 a 0.
Atrás do placar, o Juventude precisou se lançar para o jogo e o Grêmio conseguiu uma tranquilidade maior. As duas equipes tiveram boas chances e o Papo quase empatou com Gabriel Taliari. No entanto, quem conseguiu uma chance melhor foi Cristaldo, que recebeu de Diego Costa, mas a defesa do Juventude afastou no momento certo.
Mesmo como visitante, o Juventude foi crescendo no jogo e tendo oportunidades melhores que o Grêmio. O técnico Renato Gaúcho precisou fazer uma mudança por questão física: Rodrigo Ely saiu para a entrada de Gustavo Martins. No final do primeiro tempo, depois de falta cobrada para a área, Mandaca cabeceou e garantiu o empate no placar: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO:
Para a segunda etapa, os dois times voltaram sem mudanças, mas o Juventude começou melhor e pressionando o Grêmio para buscar o gol da virada. Não demorou e aos seis minutos Lucas Barbosa recebeu pela direita e bateu na saída de Marchesín para virar: Juventude 2 a 1.
O Grêmio fez então mais alterações promovendo as entradas de Monsalve e Pavón nos lugares de Edenílson e Pepê. Aos nove minutos, o árbitro marcou pênalti sobre Jadson. Gabriel Taliari foi para a cobrança podendo ampliar a vantagem do Juventude, mas Marchesín defendeu para salvar o Grêmio.
Apesar de estar em casa e empurrado por sua torcida, o tricolor encontrava dificuldades para ameaçar o Juventude, que conseguia chegar com maior perigo. Lucas Barbosa, em chute de longe, exigiu defesa de Marchesín. Fabio Matías colocou então Marcelinho e Nenê em campo nas vagas de Lucas Barbosa e Taliari.
Depois dos 30 minutos, Soteldo foi a campo pelo Grêmio e o tricolor passou a estar mais presente no ataque. Três minutos depois, em bom passe pela esquerda, Braithwaite apareceu em condições de finalizar, mas o goleiro Gabriel defendeu.
Na pressão final, o tricolor conseguiu empatar. Depois de chute cruzado de Cristaldo, João Lucas tentou o corte, mas acabou mandando para o próprio gol e decretou o placar final: 2 a 2.
COMO FICA:
Com o empate, o Grêmio chegou aos 40 pontos, enquanto o Juventude fica com 38. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Juventude vai jogar no sábado (23), às 19h30 (de Brasília), quando recebe o Cuiabá, em Caxias do Sul. Já o Grêmio entra em campo apenas no dia 27 de novembro. O adversário será o Cruzeiro, no Mineirão.