O Corinthians conquistou o título do Campeonato Paulista de 2025 ao empatar sem gols com o Palmeiras na Neo Química Arena, na noite de quinta-feira, 27 de março.
A vitória por 1 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque, garantiu a vantagem necessária para o título. O goleiro Hugo Souza foi decisivo ao defender um pênalti cobrado por Raphael Veiga aos 28 minutos do segundo tempo, mantendo a vantagem corintiana.
O jogo foi marcado por tensão, incluindo a expulsão do técnico palmeirense Abel Ferreira por reclamações e do zagueiro corintiano Félix Torres após falta em Vitor Roque. Nos minutos finais, Memphis Depay, do Corinthians, tentou segurar a bola na linha de fundo, provocando uma confusão generalizada que resultou em mais expulsões.
Apesar das dificuldades, o Corinthians manteve o empate e celebrou seu 31º título estadual diante de quase 49 mil torcedores, encerrando um jejum de seis anos sem conquistas.
A volta por cima
Até o fim de outubro do ano passado, o Timão estava na zona de rebaixamento do Brasileirão. Para piorar, ainda lidava com casos de polícia, problemas financeiros e uma enorme turbulência política.
Tais crises fora de campo não se encerraram, mas em certa medida o Corinthians conseguiu blindar o departamento de futebol dos problemas externos.
A volta por cima veio em grande parte pela chegada de reforços na janela de transferências do segundo semestre do ano passado. Foi nela em que o clube contratou alguns atletas que hoje são titulares absolutos, como Hugo Souza, José Martínez, André Carrillo e, claro, a principal estrela: Memphis Depay.
Além de apostar em análise de mercado para garimpar atletas a baixo custo, o Timão também aceitou correr alguns riscos financeiros e até elevar o seu endividamento para evitar o rebaixamento e voltar a ter protagonismo nas competições que disputa.
Depois de garantir permanência na Série A, o Corinthians passou a tratar como prioridade para 2025 a manutenção do elenco. E teve êxito. Recusou propostas por Garro e Yuri Alberto e, além de conseguir manter os principais jogadores para essa temporada, o clube agregou apenas mais um reforço: o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, que logo se tornou titular.
– É uma satisfação, né, no ano que a gente passou, a gente não teve sossego. Eu sou um cara que gosto de desafios, eu sou um cara visionário. Eu sou um cara que, quanto mais fazem, mais eu trabalho, mais eu procuro fazer a coisa correta, porque a gente está aqui trabalhando pelo Corinthians. E está aí o resultado, coroando a gente em um dos campeonatos mais difíceis do país – disse o presidente Augusto Melo.
Corinthians levanta troféu e comemora título do Campeonato Paulista na Neo Química Arena — Foto: Marcos Ribolli